one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Receita Federal lançou nesta terça-feira, 6, um aplicativo destinado a facilitar a vida do contribuinte que está sujeito ao recolhimento de imposto de renda mensal obrigatório.

Imagem:

Compartilhar:

Para receber restituição no último lote, contribuinte deve consultar extrato

Criado em 22/11/14 12h01 e atualizado em 22/11/14 18h38
Por Daniel Lima Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

O contribuinte que tem a esperança de receber a restituição no último lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 deve ficar atento e verificar se a declaração está retida na malha fina. Ainda há uma chance de receber o dinheiro neste ano, se forem adotados alguns procedimentos para fugir das garras do leão do imposto de renda.

Saiba mais:

Receita deposita nesta segunda dinheiro do penúltimo lote do Imposto de Renda

Saiba como o Imposto de Renda é calculado

Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, basta verificar o extrato da declaração para ver se não há pendência ou inconsistências no documento enviado à Receita e corrigi-los. “Se ele encontrar algum problema, basta fazer a correção que ele ainda tem, sim, a chance de receber no último lote”, garantiu à Agência Brasil.

Para ter acesso ao extrato do imposto de renda, o contribuinte cadastrado deve procurar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) [http://goo.gl/3V5TE ]. Se não for cadastrado, o contribuinte deve informar os números dos recibos de entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf) dos exercícios referentes às declarações ativas (últimas entregues) das quais o contribuinte seja titular.

Em caso de existência de registro de declaração de somente um dos últimos exercícios, destaca a Receita, será obrigatório que o contribuinte informe o número do recibo referente à declaração ativa (última entrega) deste ano.

Na declaração de 2013, dados divulgados em dezembro daquele ano, mais de 700 mil contribuintes caíram na malha fina [http://goo.gl/lQkXNJ ]. O número só não foi maior porque a Receita decidiu processar o maior número possível de declarações retificadoras em dezembro e evitar que mais pessoas encerrassem o ano na malha fina. A Receita ainda fecha o número da malha fina da declaração de 2014. O número de contribuintes que receberam a restituição ultrapassa 10 milhões, mas os números não são fechados porque ainda faltam os dados de dezembro.

Todos os anos, a Receita libera sete lotes regulares de restituições. O primeiro em junho e o último em dezembro. Nos meses seguintes, à medida que as declarações que estão na malha são corrigidas, há a liberação de lotes residuais.

Editor Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário