one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Aprovação do Orçamento de 2016 manterá grau de investimento do país, diz Fazenda

Criado em 15/10/15 23h19 e atualizado em 15/10/15 23h25
Por Wellton Máximo Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A aprovação do Orçamento de 2016 é importante para o país retomar o crescimento e manter o grau de investimento, informou nesta noite o Ministério da Fazenda. Em nota, a pasta manifestou-se sobre o rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch, 11 horas depois de a decisão ser divulgada.

“O Ministério da Fazenda reitera a confiança na capacidade da economia brasileira de retomar um ciclo de crescimento após a aprovação do Orçamento 2016, sinalizando um fortalecimento do seu desempenho fiscal”, destacou o texto.

De acordo com o comunicado, a economia brasileira tem respondido às medidas de ajuste fiscal tomadas no início do ano. No entanto, somente a aprovação de um Orçamento com superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) permitirá que a estabilização continue.

“O próximo passo é a estabilização fiscal, que se manifesta pela aprovação do Orçamento de 2016, visando a um resultado primário de 0,7% do PIB e receitas adequadas para suportar esse esforço”, ressaltou a Fazenda.

O ministério destacou ainda que o país tem elementos de segurança para enfrentar a crise, como reservas internacionais em volume significativo, uma economia doméstica grande e diversificada e um histórico recente de conquistas econômicas e de inclusão social. A nota, no entanto, advertiu de que o país só poderá tirar proveito dessas características se fizer o ajuste fiscal com rapidez.

“Essas vantagens permitirão que o atual ciclo de reequilíbrio da economia seja virtuoso se as medidas para tal forem tomadas tempestivamente”, informou o comunicado. O texto reiterou pontos abordados ontem (14) pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em audiência pública na Câmara dos Deputados. Segundo o ministro, o ajuste fiscal é apenas a primeira etapa para a estabilização da economia.

“A estabilização fiscal abrirá caminho para a retomada da demanda, a estabilização da moeda e redução dos prêmios de risco com efeitos benignos na inflação, no crédito e nos juros. Esse círculo virtuoso se sustentará em ações estruturais e do lado da oferta, desenvolvidas em paralelo e seguindo as iniciativas necessárias para a aprovação do Orçamento 2016”, concluiu a nota.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário