one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palácio Rio Branco, em Rio Branco, Acre

Imagem:

Compartilhar:

Acre: conheça os candidatos que disputam o cargo de governador

Criado em 22/08/14 11h37 e atualizado em 22/08/14 12h48
Por Portal EBC*

Palácio Rio Branco, sede do governo do estado do Acre
Palácio Rio Branco, em Rio Branco, capital do Acre. Casa é sede do governo local (Limongi / Wikimedia Commons)

No dia 5 de outubro, os acrianos irão às urnas escolher, entre quatro candidatos, aquele que governará o estado nos próximos quatro anos. Estão aptos para votar no pleito  506.723 eleitores, o que representa 0,35% do eleitorado brasileiro. Dentre os eleitores do estado, 60.112 são analfabetos, 124.158 têm o ensino fundamental incompleto e 36.290 concluíram o nível superior. 

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014 no Portal EBC

O estado se divide em 22 municípios e tinha, no ano passado, população, de 776.463 pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 4,7 habitantes por quilômetro quadrado (km²), em uma área aproximada de 164 mil km². 

A economia do Acre tem como base o extrativismo vegetal e a principal atividade é a exploração da borracha. Dono do 26º Produto Interno Bruto (PIB) do país, R$ 8,7 milhões, o segundo menor entre todas as unidades federativas, atrás apenas do de Roraima, o Acre tem como principais fontes de produção a castanha-do-pará, o fruto do açaí e o óleo da copaíba, além da borracha.

Os candidatos:

Tião Viana (PT):  Atual governador, tenta a reeleição. Sebastião Afonso Viana Macedo Neves tem 53 anos e nasceu na capital do estado, Rio Branco. Em 2006, foi eleito senador e, em 2010, governador. A vice na chapa é Nazareth Lambert, também do Partido dos Trabalhores. A coligação “Frente Popular do Acre” é composta por PDT, PRB, PT, PSL, PTN, PSDC, PHS, PSB, PRP, PEN, PPL, PCdoB, PROS, PTB.

Antônio Rocha (PSOL): Nascido em Tarauacá, no Acre, Antônio da Cruz Rocha Alves tem 40 anos e é servidor público estadual. Em 2008, candidatou-se a prefeito e, em 2012, a vereador, mas, nas duas oportunidades, teve votação insuficiente para se eleger. A agricultora Dany Mendonça é a vice na chapa. O Psol não fez coligou com nenhum outro partido no estado.

Márcio Bittar (PSDB): Deputado federal, Márcio Miguel Bittar, tem 53 anos. Natural do município de Franca, em São Paulo, Bittar concorreu a governador em 2006, ficando em segundo lugar na disputa. Em 2010, elegeu-se deputado. A deputada estadual Antonia Sales (PMDB) é a candidata à vice na coligação “Aliança Por Um Acre Melhor” formada por PMDB, PSDB, PTdoB, PSC, PTC, PPS, PR, SD, PP, PSD.

Bocalom (DEM): O professor do ensino médio nasceu em Bela Vista do Paraíso, no Paraná, e tem 61 anos. Sebatião Bocalom Rodrigues participou das quatro últimas eleições no estado, candidatando-se a governador em 2006 e 2010 e a prefeito da capital, Rio Branco, em 2008 e 2012, sem conseguir se eleger em nenhuma das oportunidades. O deputado federal Henrique Afonso é o vice na chapa da coligação “Produzir para Empregar”, formada por DEM , PV, PMN.

Todas as candidaturas foram deferidas pelo TSE. 

*Com informações da Agência Brasil

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário