one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Urna Eletrônica

Imagem:

Compartilhar:

Páginas do governo do DF são retiradas do ar após decisão do TRE

Criado em 19/09/14 19h22 e atualizado em 19/09/14 20h48
Por Luiz Cláudio Ferreira* Fonte:Portal EBC

As páginas do Portal do Governo do Distrito Federal (GDF) na internet foram retiradas do ar nesta sexta-feira (19), após julgamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), na última quarta. A campanha do governador Agnelo Queiroz, que é candidato à reeleição, foi  acusada de fazer propaganda em "obras e serviços com logomarca e mensagens", o que é proibido e pode ser considerado abuso de poder. A denúncia foi feita pela ‘Coligação Somos Todos Brasília’, do candidato Rodrigo Rollemberg.

Como as páginas da internet se enquadram em serviços ao cidadão, o governo do DF retirou as páginas do ar para revisão dos conteúdos. Em nota divulgada no início desta noite, a assessoria de comunicação do GDF informou que a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, da Secretaria de Planejamento (Sutic/Seplan), está trabalhando para retomar a publicação das informações de serviços essenciais à população o mais breve possível e atender à determinação judicial.

Veja também no Portal EBC:

A partir deste sábado (20), candidatos só poderão ser presos em flagrante

Eleições 2014: saiba como utilizar a urna eletrônica

Eleições 2014: saiba o que acontece se você não votar e como justificar a ausência

Justiça Eleitoral fornece transporte e a alimentação para eleitores da zona rural

A denúncia, julgada procedente, movida pela coligação de Rollemberg é que o candidato Agnelo Queiroz e a coligação Respeito por Brasília utilizaram de logomarca e mensagem institucional em "placas em obras e ônibus". A Lei Complementar nº. 64, do ano de 1990 e no Código Eleitoral 9504, do ano de 1997, entende que a propaganda eleitoral institucional em melhorias públicas desequilibra as eleições. As logomarcas, segundo a legislação, devem ser suspensas três meses antes das eleições.

Segundo divulgou o TRE, a acusação pede "liminar para a retirada das placas, imposição de sanção máxima e cassação de registro". O governo alegou que não há personalização dos símbolos nas placas e que as fotos e mensagens são antigas e desatualizadas.

* Com colaboração de Fernanda Duarte

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário