one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Angola terá nesta sexta-feira as primeiras eleições presidenciais desde o fim da guerra civil, em 2002.

Imagem:

Compartilhar:

EUA pedem investigação de irregularidades em eleições de Angola

Criado em 05/09/12 19h41 e atualizado em 11/09/12 21h09
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Eleições em Angola
Angola terá realizou na última sexta-feira as primeiras eleições presidenciais desde o fim da guerra civil, em 2002 (Agência Lusa)

Nova Iorque (Agência Lusa) - O Departamento de Estado norte-americano afirmou hoje que as eleições gerais angolanas foram um "passo importante para fortalecer as instituições democráticas" no país, mas pediu que sejam investigadas as irregularidades apontadas por partidos e sociedade civil.


Numa declaração assinada por Patrick Ventrell, porta-voz adjunto da secretária de Estado Hillary Clinton, o Departamento de Estado saúda o povo angolano e os partidos políticos, pelo seu "envolvimento cívico e diálogo construtivo", e também a Comissão Nacional Eleitoral (CNE), por "coordenar uma eleição pacífica e bem gerida".


“No entanto, a sociedade civil angolana e partidos de oposição levantaram preocupações importantes sobre a desigualdade no acesso aos meios de comunicação, problemas com cadernos eleitorais e falta de crédibilidade de observadores eleitorais angolanos, internacionais e de partidos políticos”, diz o documento."Instamos as autoridades angolanas a investigarem e lidarem prontamente com todas as queixas eleitorais, trabalhando ao mesmo tempo para aumentar os direitos políticos e liberdades cívicas", complementa.


As eleições foram "um passo importante na direção de fortalecer as instituições democráticas de Angola" e Washington pretende trabalhar com o governo angolano e oposição representada na Assembleia Nacional, sociedade civil e povo angolano nos interesses do país, conclui a nota.


Angola realizou no dia 31 de agosto eleições gerais para os 220 lugares no parlamento, 130 pelo círculo nacional e os restantes pelas 18 províncias (cinco cada). Segundo os últimos resultados provisórios divulgados pela CNE, relativos às 12:39 de terça-feira, a contagem dos votos encontra-se encerrada em quatro das 18 províncias angolanas.


Nos totais nacionais, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) continua a liderar o escrutínio, com 71,82 por cento, seguido da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), com 18,7, e da Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE), com 6,06.


De acordo com estes resultados provisórios, o MPLA, no poder, cai 10% em relação às eleições legislativas de 2008 e a UNITA, o principal partido da oposição, sobe 8%. Os dados divulgados pela CNE não apresentam valores sobre a abstenção, mas, segundo os números conhecidos, ela deve ficar próxima dos 40 %, três vezes mais do que nas legislativas de 2008.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário