one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os primeiros resultados das eleições gerais  em Angola, começam a ser divulgados neste sábado (31)

Imagem:

Compartilhar:

Oposição realiza contagem paralela das eleições em Angola

Criado em 03/09/12 20h17 e atualizado em 03/09/12 21h15
Por Agência Lusa Fonte:http://www.lusa.pt/

eleições angola
A contagem paralela está sendo feita com base em cópias de atas das operações eleitorais assinadas pelos representantes dos partidos nas mesas de voto (Agência Lusa)

Agência Lusa - A União Nacional para a Independência Total de Angola  (UNITA), segundo partido mais votado nas eleições gerais de sexta-feira em Angola, anunciou hoje que deu início a uma contagem paralela dos votos e que vai fazer uma declaração final sobre o escrutínio, em breve.


"A UNITA acompanha atentamente a divulgação dos resultados provisórios pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e a seu tempo fará um pronunciamento sobre os mesmos", diz um comunicado divulgado hoje.


A Unita acrescenta que a contagem paralela está sendo feita com base em cópias de atas das operações eleitorais assinadas pelos representantes dos partidos nas mesas de voto. O objetivo é comparar os dados obtidos com os dados da CNE.


"No geral, a UNITA manifesta a sua preocupação com a discrepância notória entre o número de eleitores registados e o número de votantes confirmados, até a presente data da divulgação dos resultados provisórios, que não podem caber na única designação de abstenção", salientou.


Nas legislativas de 2008, a UNITA elegeu 16 deputados, tendo então obtido 670.363 votos (10,39%).


Segundo os últimos resultados provisórios, divulgados às 19:36 de domingo pela CNE, a UNITA totaliza até ao momento 967.278 votos (18,47%).


Os mesmos dados indicam que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder desde a independência, há 35 anos, ganhou as eleições com 72,24% dos votos, enquanto a Convergência Ampla para a Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) concentrava 5,91 por cento, em terceiro lugar.

O Partido de Renovação Social (PRS), quarta força mais votada nas eleições gerais angolanas de sexta-feira, também questiona os resultados provisórios divulgados até agora pela Comissão Nacional, que lhe atribui 1,72 %, quase metade do alcançado há quatro anos.


A posição do PRS, que em 2008 foi a terceira força mais votada, com 204.746 votos, tendo elegido oito deputados, foi apresentada em conferência de imprensa pelo secretário-geral, Benedito Daniel.


O PRS está realiza uma  contagem paralela dos resultados a partir das atas e relatórios dos seus representantes nas mesas de voto. "O nosso resultado em termos de percentagem ultrapassa, de longe, os resultados que a CNE divulgou até agora", disse Benedito Daniel, remetendo uma posição final desta formação política, depois da divulgação final dos resultados.


Segundo os mais recentes resultados provisórios das eleições, divulgados pela CNE às 19:36 de domingo, o PRS totaliza até agora 90.277 votos, correspondentes a apenas 1,72%.


Benedito Daniel considerou que o processo que conduziu às eleições gerais de 31 de agosto "esteve muito minado". "Tudo indicava para aquilo que todos vimos no dia 31 de agosto: prazos não observados, cadernos errados, insuficientes, delegados não credenciados, eleitores deslocados para votar muito longe das suas áreas de residência, votação sem cadernos eleitorais, enfim, um conjunto de irregularidades propositadas", apontou."Há, portanto, razões substanciais para colocar em dúvida os resultados eleitorais", concluiu.


O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), no poder desde a independência, ganhou as eleições gerais em Angola com 72,24% dos votos, segundo dados provisórios divulgados no domingo pela CNE, quando faltavam contabilizar pouco mais de cinco por cento dos votos.


A União Nacional Para a Independência Total de Angola (UNITA) conseguia 18,47% dos votos, enquanto a Convergência Ampla para a Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) concentrava 5,91%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário