one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Abbas pedirá reconhecimento da Palestina como Estado não membro da ONU

Imagem:

Compartilhar:

ONU denuncia sérias violações dos direitos humanos dos palestinos

Criado em 24/09/12 20h53 e atualizado em 24/09/12 21h05
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Palestina quer reconhecimento
Com apenas 362 quilómetros quadrados e 1,5 milhões de habitantes, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados do planeta, e não possui recursos naturais (Joseba Barrenetxea/Creative Commons)

Genebra (Agência Lusa) – Israel deve reforçar as medidas para terminar com sérias violações dos direitos humanos dos palestinos detectadas durante uma missão de investigação à região, informa um relatório da ONU divulgado nesta segunda-feira (24).

“Existe a necessidade de uma maior e sincera responsabilidade pelas sérias violações dos direitos humanos e da lei humanitária internacional que foram documentadas pela missão de investigação”, afirmou, em Genebra, a vice Alta Comissária para os Direitos Humanos, Kang Kyung-wha, durante uma sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU.

A responsável pela agência das Nações Unidas apresentou um relatório sobre os progressos efetuados na aplicação das recomendações do relatório Goldstone da ONU, que especifica as violações dos direitos humanos e das leis internacionais durante o conflito na Faixa de Gaza em 2008 e 2009.

Leia também:

Secretário-Geral da ONU defende direito de Palestina ser estado autônomo

Dilma finaliza detalhes do discurso que fará na Assembléia Geral da ONU

“Há quase três anos que este conselho tomou conhecimento das recomendações da missão de investigação. No entanto, ainda ninguém foi indiciado pelos incidentes documentados”, disse.
“O respeito pelos direitos humanos e pela lei humanitária internacional significa que os responsáveis de violações devem comparecer perante a justiça”, frisou.

A mesma responsável defendeu que as sentenças devem corresponder aos crimes, após descrever o caso de um soldado israelita condenado em agosto a apenas 45 dias de prisão pela morte de duas palestinas desarmadas, que erguiam uma bandeira branca durante o conflito em Gaza.

A ofensiva israelita em Gaza iniciada em dezembro de 2008, custou a vida a 1.400 palestinos – mais da metade civis – e 13 israelitas, incluindo três civis e dez soldados.

Com apenas 362 quilómetros quadrados e 1,5 milhões de habitantes, a Faixa de Gaza é um dos territórios mais densamente povoados do planeta, e não possui recursos naturais.

O relatório, da responsabilidade do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também se refere ao fechamento das fronteiras e às restrições em Gaza, como os obstáculos à movimentação das populações na Cisjordânia, fatores que agravam a crise económica nos territórios palestinos.

O documento recorda ainda os 4.500 palestinianos detidos nas prisões israelitas, e sublinha que 250 estão sob a designada “detenção administrativa”, sem julgamento.

O relatório também critica os grupos armados palestinos por dispararem morteiros e lança-foguetes em direção a Israel, e as autoridades palestinas, por diversas detenções arbitrárias. O representante de Israel esteve ausente do conselho, num sinal de desaprovação face às conclusões do relatório da agência de direitos humanos da ONU.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário