one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os primeiros resultados das eleições gerais  em Angola, começam a ser divulgados neste sábado (31)

Imagem:

Compartilhar:

Partidos de oposição vão recorrer a Tribunal Constitucional de Angola

Criado em 12/09/12 19h17 e atualizado em 12/09/12 20h01
Por EBC Fonte:Agência Lusa

Eleições em Angola
Mais de 3,5 milhões de eleitores compareceram às urnas de Angola (Paulo Novais/Agência Lusa)

Luanda (Agência Lusa) – Dois partidos da oposição angolana que tiveram  hoje suas reclamações sobre as eleições gerais de 31 de agosto consideradas "improcedentes" e "imbuídas de má-fé" pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE) vão recorrer da decisão para o Tribunal Constitucional (TC).

Fontes partidárias contactadas pela Lusa coincidiram na decisão de recorrer para a última instância judicial, que terá de ser concretizada nas próximas 48 horas para ter efeitos legais.

Para a CNE, as reclamações, apresentadas pela União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), que elegeu 32 deputados (18,66%), Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral, com oito deputados (6%) e o Partido de Renovação Social, com três deputados (1,70%), foram feitas de "má-fé" e fora do período legal previsto.

Benedito Daniel, secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS) disse à Lusa que a decisão da CNE foi "infeliz" e acusou o órgão eleitoral de "ter feito tudo para inviabilizar as reclamações nas mesas de voto". "As eleições foram fraudulentas. Não temos outros termos para as classificar. A CNE não nos convence do contrário", acrescentou Benedito Daniel, e afirmou ainda que um "número indeterminado de votos" no seu partido foi parar a outras formações partidárias. Segundo ele, os resultados eleitorais de 31 de agosto "não refletem a votação do eleitorado". Quanto ao recurso para o TC, o dirigente dos renovadores angolanos admitiu "não esperar grande diferença" da posição hoje divulgada pela CNE. "Ainda não reconhecemos os resultados eleições", frisou.

Saiba mais:

Após impugnar eleições, oposição recorre à Justiça em Angola

EUA pedem investigação de irregularidades em eleições de Angola

Oposição realiza contagem paralela das eleições em Angola

 

Do lado da CASA-CE, o coordenador da campanha eleitoral e candidato à vice-Presidência da República, almirante na reforma André Mendes de Carvalho, afirmou que a coligação ainda não foi oficialmente notificada da decisão, e adiantou que o Conselho Diretivo vai debater a situação. "Não há qualquer má-fé. Há fatos que não foram comprovados localmente porque só foram trazidos ao nosso conhecimento posteriormente", sublinhou.

"Nós inscrevemos mais de 25 mil delegados nas mesas de voto e por culpa da CNE houve 8 mil que não foram credenciados, por isso não sabemos o que se passou nesses locais", acrescentou. André Mendes de Carvalho reafirmou que a CASA-CE vai recorrer para o TC, porque, "quanto mais não seja ficará na consciência de cada um as decisões que vão tomar", explicou. O porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, disse que o seu partido só comentará o anúncio depois de ser notificado oficialmente e dos seus representantes no órgão eleitoral relatarem o que se passou na reunião extraordinária da plenária da CNE.

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana rejeitou hoje em Luanda as reclamações apresentadas pelas três maiores forças da oposição, que recusam os resultados das eleições gerais de 31 de agosto, que deram 71,84% e a eleição de 175 deputados ao Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder desde a independência, em 1975. Resta agora aos três partidos políticos recorrer para o Contencioso do Tribunal Constitucional (TC), devendo fazê-lo nas próximas 48 horas.

Os recursos serão depois apreciados em Plenária do TC, que dispõe de 72 horas para dar a decisão, que é irrecorrível e que será divulgada até segunda-feira.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário