one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cerca de 18 milhões de eleitores votaram na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Conselho eleitoral anuncia término da votação na Venezuela

Criado em 07/10/12 22h39 e atualizado em 07/10/12 23h13
Por EBC Fonte:CNE

96 mil testemunhas estão credenciadas para as eleições na Venezuela
Após o término da votação tem início a apuração com verificação cidadã (AVN)

A presidenta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE)  venezuelano, Tibisay Lucena, anunciou o término da votação e deu instruções aos membros de mesas e coordenadores de centros de votação a manterem abertos os pontos eleitorais onde ainda se encontrarm eleitores e eleitoras que esperam para votar.

Após o fechamento das mesas, iniciará o processo de apuração, ato que será anunciado pelo Conselho Nacional Eleitoral. O ato é público e os integrantes da mesa eleitoral podem permitir a presença de eleitores e testemunhas.

Leia também:

Eleitor venezuelano leva horas para conseguir votar

Venezuela aguarda com expectativa resultado final das eleições

A ata de voto imprimida pelas máquinas de votação é o documento legal dos dados eleitorais processados por cada equipe, e devem ser legíveis, conter a totalidade das informações e levar a assinatura dos integrantes da mesa eleitoral, das testemunhas presentes e dos técnicos que acompanham o processo.

Todos os resultados das atas de votação automatizadas são incorporadas na totalização dos votos, por meio de sua transmissão.

Verificação cidadã

A presidenta do CNE lembrou que os membros da mesa devem realziar a verificação cidadã ou auditoria de encerramentom, processo em que se constata que os datos emitidos pela máquina de votação coincidem com os comprovantes de voto depositados na urna.

Após finalizado o processo eleitoral e realizado o processo de apuração e trasmissão dos resultados é feita a verificação de 54,3% das mesas de votação de todo o país.

A verificação cidadã é um ato público realizado na presença dos membros de mesa, testemunhas políticas, observadores nacionais e o número de eleitores que o recinto eleitoral possa acomodar.

A seleção das mesas a serem auditadas se realiza por sorteio.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário