one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Venezuelanos foram às urnas para escolher o presidente

Imagem:

Compartilhar:

Eleitor venezuelano leva horas para conseguir votar

Criado em 07/10/12 20h45 e atualizado em 07/10/12 22h36
Por Carina Dourado e Renata Giraldi Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Unsaul chega à Venezuela para acompanhar eleições
Demora para votar na eleição presidencial da Venezuela (Foto: AVN)

Caracas (Venezuela) e Brasília – Os eleitores na Venezuela aguardam hoje (7) horas para conseguir votar em um candidato à Presidência da República. As dificuldades envolvem a organização nas zonas eleitorais, mesários e a estrutura montada para as votações. Eleitores conversaram com a EBC e informaram que chegaram a esperar seis horas entre a fila e o momento exato de votação. Mesmo com o sistema eletrônico, falhas humanas geram atrasos.

“O processo de votação em si é rápido. Se você sabe em quem votar, leva uns seis minutos, no máximo. [Mas] cheguei aqui [à zona eleitoral] por volta das 6h e estou saindo agora [por volta das 9h]”, disse à EBC a estudante Deise Perpétuo.

As eleições na Venezuela estão polarizadas entre o atual presidente Hugo Chávez, que está há 14 anos no poder, e o opositor Henrique Capriles, que uniu 14 partidos políticos na sua base eleitoral. As pesquisas de intenções de voto mostram empate técnico, mas com ligeira vantagem para Chávez.

O estudante Horário Tavares acrescentou que se surpreendeu ao votar hoje, pois esperava mais propaganda política do que encontrou no caminho de casa até a zona eleitoral. “Eu imaginava que encontraria mais pessoas [com material de campanha], mas não houve inconvenientes”, disse.

Na Venezuela, o voto não é obrigatório. Há mais de 18,8 milhões de eleitores cadastrados para as eleições deste domingo, mas a previsão das autoridades é que cerca de 14 milhões compareçam às urnas ao longo do dia. As pesquisas de intenção de voto mostram que há um elevado número de indecisos nestas eleições.

Porém, o arquiteto Antonio Morales rebate as indicações das pesquisas de intenções de voto. Segundo o arquiteto, os venezuelanos gostam de votar, mas não revelam isso por medo de perder o emprego e de retaliações por parte das autoridades. “As pessoas têm medo de perseguição”, disse em entrevista à EBC.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário