one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano

Imagem:

Compartilhar:

Governo colombiano e Farc dão os primeiros passos para acordo de paz

Criado em 15/10/12 15h58 e atualizado em 18/10/12 18h42
Por Télam

Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano
Membros das Farc viajam à Noruega para acordo de paz com o governo colombiano (Télam)

As delegações do governo colombiano e do grupo guerrilheiro Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) chegam a Oslo na Noruega entre hoje e terça-feira (16) para começar o diálogo .

O início do processo deve atrasar em pelo menos um dia, por inconvenientes “logísticos, climáticos e jurídicos”, informou o porta-voz do Ministério do Exterior norueguês, Svein Atle Michelsen.

Leia também:

Mau tempo atrasa negociações de paz da Colômbia

O canal de notícias Telesur confirmou que os negociadores de ambas as partes estarão na Noruega até terça-feira (16) e na quarta será constituída a mesa de negociação e haverá uma coletiva de imprensa.

Tradutora

Meios de comunicação colombianos informaram que a guerrilheira holandesa Tanja Nijmeier, também conhecida como Alexandra, se juntou à delegação de insurgentes que viajará a Oslo. A emissora pública Canal Capital afirmou que ela ainda se encontra em Cuba e que parte do atraso das negociações se deve ao fato de ela  e outros dirigentes estarem esperando salvo condutos para não serem detidos pela Interpol, que tem ordens de captura contra eles.

Segundo fontes colombianas, a presença da holandesa foi solicitada para que ela faça o papel de tradutora nas negociações.

Logística

O enviado a Oslo da radio colombiana Caracol sublinhou que “o segredo tem sido total em torno do deslocamento” dos delegados governamentais, “que permanecem em Bogotá esperando a ordem para viajar a Noruega”.

Informou também que os representantes das FARC viajariam “em um avião fornecido pelo governo da Noruega para transportá-los em um voo direto a Oslo”. Ele também falou sobre o possível cenário das conversações, ao afirmar que as partes “se reuniriam em uma sede fora da cidade de Oslo”.

De acordo com a informação disponível, as partes devem concordar com os aspectos logísticos das negociações, que serão feitas mais tarde em Havana.
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário