one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Jafar Panahi e Nasrin Sotoudeh

Imagem:

Compartilhar:

Iranianos vão receber Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento

Criado em 26/10/12 09h42 e atualizado em 26/10/12 09h50
Por Agência Lusa

Prêmio Sakharov
Jafar Panahi e Nasrin Sotoudeh (Agência Lusa)

Estrasburgo, 26 out (Lusa) – Os iranianos Nasrin Sotoudeh e Jafar Panahi são os vencedores da edição de 2012 do Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, anunciou nesta sexta-feira (26) o presidente do Parlamento Europeu, Martin Shultz, na França.

O Prêmio é oferecido a pessoas que se destacaram na defesa dos direitos humanos e da liberdade. Sotoudeh e Pahani, detidos pelo regime iraniano, representam uma candidatura conjunta.

"São um homem e uma mulher que lutaram pela liberdade de expressão e pelos direitos civis e não se deram por vencidos apesar das intimidações do regime iraniano. A atribuição deve ser interpretada como um não muito claro ao regime iraniano que não respeita quaisquer liberdades fundamentais”, afirmou Schulz.

Nasrin Sotoudeh é advogada e defensora dos direitos humanos e representou ativistas da oposição presos e delinquentes juvenis condenados à pena de morte.

Jafar Panahi é diretor e roteirista de cinema e o primeiro iraniano a receber um prêmio no Festival de Cinema de Cannes. Os seus filmes abordam recorrentemente as dificuldades das crianças, dos pobres e das mulheres no Irã.

Os dois iranianos foram escolhidos para o prêmio de 50 mil euros de uma lista de três finalistas que incluía ainda o ativista bielorrusso Ales Bialiatski, que está preso, e três elementos da banda punk russa Pussy Riot, condenadas a dois anos de trabalhos forçados por terem feito uma "oração" anti-Putin numa igreja em Moscou.

O prêmio, anualmente atribuído pelo Parlamento Europeu, será entregue em Estrasburgo, em 12 de dezembro.

Nelson Mandela e o dissidente soviético Anatoly Marchenko foram os primeiros galardoados, em 1988. Em 2011, a distinção foi atribuída a intervenientes da "primavera árabe". Em 1999, o prémio Sakharov foi entregue a Xanana Gusmão (Timor-Leste) e, em 2001, a Zacarias Kamwenho (Angola).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário