one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conselho eleitoral promete votação rápida na Venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Unasul garante que sistema eleitoral venezuelano é seguro

Criado em 04/10/12 16h30 e atualizado em 04/10/12 18h42
Por EBC Fonte:Télam

96 mil testemunhas estão credenciadas para as eleições na Venezuela
96 mil testemunhas estão credenciadas para as eleições na Venezuela (AVN)

O chefe da missão de acompanhamento eleitoral da Unasul na Venezuela, Carlos Alvarez, afirmou que o sistema que será utilizado nas eleições deste domingo (07) está “blindado” contra fraudes e defendeu a intenção do bloco de garantir que “quem for eleito está legitimado”.

“O sistema trouxe inovações e é extremamente confiável. Isso confere legitimidade ao ganhador. A Unasul não pode tolerar presidentes saídos de novas formas de golpismo nem presidentes saídos de processos não confiáveis”, afirmou em declarações à Télam.

A frente de uma delegação de 50 representantes do bloco integracionista de 11 países – Paraguai está suspenso – Alvarez manteve uma série de reuniões com o governo e a oposição, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE), os chefes do Plano República, responsável pela segurança do processo e os responsáveis pelo aparato tecnológico das eleições.

“Foi importante confirmar a excelência do sistema. Há uma parte do mundo que pensa que a democracia na Venezuela se sustenta em um sistema fraudulento, e devo dizer que não é assim”, afirmou o ex vice-presidente argentino.

 

Leia também:

Candidatos encerram hoje campanha para eleição na Venezuela

Observadores internacionais acompanham eleições na Venezuela

 

Sistema eletrônico

Para Alvarez,  "o raciocínio é simples e não se pode questionar um resultado sem antes auditar cada movimento, se foi comprovado que não pode haver voto duplo, se garantiu o software e a transmissão

Conselho eleitoral promete votação rápida na Venezuela
Conselho eleitoral promete votação rápida na Venezuela (AVN)

de dados e se participou em cada passo do processo”.

Ele lembrou que o governo perdeu a eleição da Venezuela duas vezes desde que Chávez é presidente e, uma delas, a do referendo constitucional de 2010, por 1,3%. “Essa é uma cifra muito dura para qualquer governo, e o governo a aceitou”, disse.

Polarização

O ex-parlamentar argentino advertiu sobre “o forte nível de polarização” que atravessa a Venezuela, apesar de “a primeira vista não haver desequilíbrio nos meios de comunicação, ainda que a oposição fale em oportunismo do governo, porque considera que há assimetria de recursos”
A respeito do fato da missão se de acompanhamento e não de observação, como acontece em outros países, o chefe da missão da Unasul questionou “porque a Venezuela tem que ter observação, se teve 14 eleições sem nenhuma prova de fraude, e Brasil, Argentina e Peru também não tem observação”.

Na próxima semana, depois que a representação da Unasul terminar sua tarefa, se espera que Álvarez faça um relatório para ser entregue ao secretário geral do bloco sulamericano, o venezuelano Alí Rodriguez, e ao chanceler do Perú, Rafael Roncagliolo, já que seu país tem a presidência pró-tempore do órgão.

 

Leia também:

96 mil testemunhas credenciadas para eleições na Venezuela

Unasul chega à Venezuela para acompanhar eleições

 

Observadores

Após conhecer o sistema eletrônico de votação da Venezuela, Faride Zerán, observadora internacional da eleição presidencial que acontece dia 07 de outubro no país, afirmou que “as possibilidades de fraude eleitoral são nulas” e que o sistema venezuelano está “à altura".

Jornalista chilena, Zéran está no país desde fevereiro, quando começaram as eleições internas da oposição e foi testemunha na auditoria das máquinas de votação. “Fiscalizamos como as pessoas chegam aos centros de votação, emitem seu voto, vemos o que ocorre nas mesas eleitorais”, explicou sobre seu trabalho.

A função oficial dos observadores termina com a elaboração de um relatório logo após o término do processo eleitoral.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário