one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mesmo com ameaça de morte, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse estar disposto a buscar a paz e o fim do conflito

Imagem:

Compartilhar:

Colômbia dá primeiro passo para desconhecer Corte Internacional de Justiça

Criado em 28/11/12 18h05 e atualizado em 28/11/12 19h20
Por Télam

Presidente Colômbia
Na última terça-feira, a administração de Juan Manuel Santos denunciou o Pacto de Bogotá, por meio um aviso entregue ao secretário geral da OEA (Foto: Antonio Cruz/ABr)

A Colômbia anunciou nesta quarta-feira (28), sua retirada do Pacto de Bogotá, o primeiro passo para desconhecer a jurisdição da Corte Internacional de Justiça, anunciou o presidente Juan Manuel Santos.

A decisão de renunciar ao Pacto – qui desde 1948 acepitava a jurisdição, foi adotada na sequência da decisão judicial que entregou à Nicarágua uma vasta zona do mar caribenho em que a Colômbia exercia soberania desde 1803.

“Decidi que os mais altos interesses nacionais exigem que as delimitações territoriais e marítimas sejam fixadas por meio de tratados, como tem sido a tradição jurídica na Colômbia e não por sentenças proferidas pela Comissão Internacional de Justiça”, explicou Santos em uma reunião com produtores de café.

Na última terça-feira, sua administração denunciou o Pacto de Bogotá, por meio um aviso entregue ao secretário geral da OEA, o chileno José Miguel Insulza. O Pacto de Bogotá foi assinado na capital colombiana em 30 de abril de 1948 durante a IX Conferencia Paramericana, considerada o nascimento da OEA.

A ministra de Relações Exteriores da Colômbia, Maria Ángela Holguin, havia antecipado que seu país considerava a possibilidade de retirar-se do Pacto de Bogotá para evitar uma futura reclamação da Nicarágua ante a CIJ em busca de jurisdição sobre territórios marítimos caribenhos sobre os quais Bogotá tinha soberania.

Nicaragua processou a Colômbia ante o tribunal de Haya em 2001 após desconhecer o tratado bilateral Esguerra-Bárcenas, que em 1928 ratificou a soberania colombiana sobre o arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, que em 1803 foi deixado pela coroa espanhola nas mãos da Real Audiencia de Santafé de Bogotá.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário