one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestação na China

Imagem:

Compartilhar:

Hu Jintao defende desenvolvimento pacífico e ampliação das reformas na China

Criado em 08/11/12 15h19 e atualizado em 08/11/12 15h42
Por Portal EBC Fonte:Agência Lusa

Hu Jintao defende novas parcerias globais para a China
O Presidente chinês, Hun Jintao, que completa o seu segundo e último mandato como secretário-geral do PCCh defende novas parcerias globais para a China (Foto: Télam)

Pequim, 08 nov (Lusa) - O Presidente chinês, Hu Jintao, reafirmou nesta quinta-feira a "inabalável disposição" da China de prosseguir "a via do desenvolvimento pacífico" e uma "política externa independente de paz".

"A China opõe-se ao hegemonismo em todas as suas formas e nunca procurará ser hegemónica ou expansionista", disse Hu Jintao, no relatório apresentado na sessão de abertura do 18.º Congresso do Partido Comunista Chinês (PCCh), em Pequim.

O Presidente chinês, que completa o seu segundo e último mandato como secretário-geral do PCCh, defendeu "o estabelecimento de um novo tipo de parcerias globais, mais justo e equilibrado" e condenou "o uso da força ou ameaça do seu uso em relações internacionais”.

Saiba mais:

Entenda o processo eleitoral da China

China se torna principal fornecedor de produtos para o Brasil

Entenda a transformação econômica da China

Numa aparente referência ao conflito na Síria, em que a China e a Rússia divergem dos Estados Unidos e da União Europeia, Hu Jintao afirmou que a China "opõe-se a qualquer tentativa externa para subverter o governo legítimo de outros países".

Na última década, a China tornou-se o maior exportador do mundo, à frente da Alemanha, e a segunda economia do globo, ultrapassando o Japão, mas "permanecerá um amigo seguro e um parceiro sincero dos países em vias de desenvolvimento".

Presidente chinês defende ampliação das reformas econômicas

Hu Jintao defende ampliação da reforma econômica na China
O presidente chinês Hu Jintao defende ampliação da reforma econômica no país (José Cruz / Abr)

O presidente chinês, Hu Jintao, considera fundamental aprofundar as reformas econômicas na China para o país "acelerar o mudança do seu modelo de crescimento" e exortou o partido comunista a assumir "um pensamento inovador".

"Temos de ter firme confiança que podemos vencer a dura batalha para aprofundar a estrutura econômica e acelerar a mudança do modelo de crescimento para aumentar a vitalidade e a completividade da economia da China", disse Hu Jintao no relatório de 46 páginas apresentado na abertura do 18º Congresso do Partido Comunista Chinês (PCC).

Hu Jintao, que é também secretário-geral do PCC, defendeu o "equilíbrio entre o papel do governo e o do mercado", ampliando "a vitalidade do setor estatal", mas encorajando igualmente "o desenvolvimento do setor não-publico".

"Temos de assegurar que as entidades econômicas sob todas as formas de propriedade têm igual acesso a fatores de produção de acordo com a lei e compitam ao mesmo nível, como iguais", afirmou.

Na última década, liderada por Hu Jintao, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo, logo a seguir aos Estados Unidos, e o maior exportador do planeta, à frente da Alemanha.


Este ano a economia chinesa deverá crescer abaixo dos 8%, pela primeira vez na última década.
O 18.º Congresso do PCC, que decorre até à próxima quarta-feira, vai escolher a liderança do país para a próxima década.

O atual vice-Presidente, Xi Jinping, deverá substituir Hu Jintao na chefia do partido, iniciando a ascensão ao poder de uma nova geração de líderes, a primeira já nascida depois da fundação da Republica Popular da China, há 63 anos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário