one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Manifestante com a bandeira do Egito na Tahrir Square, durante os protestos que derrubaram o ex-presidente Hosni Mubarak

Imagem:

Compartilhar:

Oposição egípcia convoca protesto contra nova Constituição

Criado em 27/12/12 13h42 e atualizado em 27/12/12 13h58
Por Da Telam

Manifestação na Tahrir Square, no Cairo
Segundo a nota da FSN, a frente usará meios democráticos, como os protestos, as greves e a justiça.(Hossam el-Hamalawy/Creative Commons)

Brasília - A Frente de Salvação Nacional (FSN), que reúne grande parte da oposição islâmica, convocou hoje (27) o povo egípcio a rechaçar a nova Constituição do país, aprovada por meio de referendo nos dias 15 e 22 de dezembro. Em um comunicado, a FSN assegurou que continuará sua luta pacífica contra o texto constitucional que "não representa o consenso do povo nem respeita as liberdades ou os direitos dos pobres". Segundo a nota, a frente usará meios democráticos, como os protestos, as greves e a justiça. 

A FSN diz que continuará a fazer denúncias contra fraudes e falsificação dos resultados da votação sobre a Constituição e condenou a nova composição do Conselho da Shura (Senado), cujos 90 membros foram nomeados pelo presidente egípcio, Mohamed Mursi, na última sexta-feira (21). O Conselho começou seus trabalhos ontem (26) depois de assumir todo o Poder Legislativo do país.

Leia também:,

Em referendo polêmico, Egito aprova nova Constituição

Presidente egípcio elogia nova Constituição do país e pede diálogo

Depois do anúncio dos resultados oficiais do referendo, Mursi reconheceu que o processo constitucional no país esteve longe de ser perfeito e expressou “profundo respeito” aos protestos de juízes e cidadãos. "É possível que tenha havido erro e assumo a responsabilidade", reconheceu vagamente Mursi.

O presidente defendeu, no entanto, a transparência do plebiscito constitucional e assegurou que a votação contou com uma supervisão judicial completa, apesar das denúncias de fraude feitas pela oposição e por algumas organizações não governamentais (ONGs).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário