one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


William Hague, chefe da diplomacia britânica.

Imagem:

Compartilhar:

Autoridades estrangeiras suspendem viagens ao exterior para acompanhar crise no Mali

Criado em 18/01/13 08h26 e atualizado em 18/01/13 08h41
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

William Hague
Em viagem à Austrália, Hague antencipou seu retorno a Londres para acompanhar a crise. (Chathham House, London / Creative Commons)

Brasília – A crise no Mali (África), que envolve confrontos entre forças oficiais de segurança e grupos extremistas islâmicos, e o sequestro coletivo na Argélia (África) levaram autoridades estrangeiras a interromper as viagens ao exterior. O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, decidiram manter suas agendas internas.

“Abe vai cancelar todos os encontros oficiais, à exceção do encontro com o presidente da Indonésia [Susilo Bambang Yudhoyono], para acompanhar a situação dos reféns na Argélia”, informou o porta-voz do gabinete do primeiro-ministro do Japão, Hiroshige Seko.

Leia também:
Mali deve receber reforço de mais de 2 mil soldados de países africanos
Patriota defende transparência e respeito aos civis no Mali
França aumenta intervenção e conflito no Mali se internacionaliza

Em viagem à Austrália, Hague antencipou seu retorno a Londres para acompanhar a crise, em meio ao agravamento provocado pelo sequestro de 40 pessoas, inclusive britânicos e japoneses, por um grupo extremista islâmico. Informações indicam que pelo menos um britânico foi morto ontem (17).

O grupo extremista, cujas traduções do nome variam entre Assinantes pelo Sangue, Luta contra o Sangue e Capuzes, comandado pelo argelino Mokhtar Belmokhtar, expulso da Al Qaeda do Magrebe Islâmico, assumiu a autoria do sequestro coletivo. O grupo extremista disse ter agido em reação à ação militar da França no Mali, com o envio de militares para ajudar o governo do país africano.

Os reféns foram capturados em uma base para trabalhadores, que faz parte do conjunto de empresas Sonatrach-BP-Statoil, In Amenas, a 1.300 quilômetros da fronteira da Argélia com a Líbia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário