one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Conflito na Síria dura 19 meses

Imagem:

Compartilhar:

Rebeldes assumem controle de maior aeroporto militar no norte da Síria

Criado em 11/01/13 17h12 e atualizado em 11/01/13 17h20
Por Portal EBC*

Enviado da ONU chega a Síria para propor trégua
Enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria, Lakhdar Brahimi, se encontrou em Genebra com representantes da Rússia e dos EUA para tentar pôr fim ao conflito (Foto: Agência Télam)

Os rebeldes sírios assumiram nesta sexta-feira (11) o controle do aeroporto militar de Taftanaz, o mais importante da região norte da Síria, divulgou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), por meio de seu porta-voz, Rami Abdel Rahmane. A  conquista da fação rebelde acontece no mesmo dia em que o emissário da ONU e da Liga Árabe, o diplomata argelino Lakhdar Brahimi, se encontrou com representantes da Rússia e dos Estados Unidos em Genebra, Suíça, para tentar encontrar uma solução para o conflito.

Pouco depois da conquista da base aérea, a aviação do regime de Damasco bombardeou as pistas e os edifícios do aeroporto, de acordo com o observatório. O grupo Ahrar al-Cham afirmou, em comunicado, que “o controle do aeroporto abre uma porta para a libertação de toda a província de Idleb, porque se trata da maior base de helicópteros do norte da Síria e o segundo aeroporto de helicópteros mais importante do país”.

Leia também:

Crise na Síria é tema de reunião na Suíça

ONU: número de refugiados sírios chega a 600 mil

Em Genebra, o enviado especial para Síria, Lakhdar Brahimi, afirmou hoje que a oposição admite incluir membros do regime sírio num eventual governo de transição e insistiu que "não é possível" uma solução militar para o conflito. "Creio que do ponto de vista [dos grupos da oposição] nem todos os membros do governo [do Presidente sírio Bashar Al Assad) e das instituições do Estado podem ser excluídos", afirmou Brahimi após uma reunião em Genebra com os "números dois" dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Rússia e dos EUA, Mikhail Bogdanov e William Burns, respetivamente.

A oposição "não exclui toda a gente e isto será também objeto de negociações no futuro", disse o mediador à comunicação social. Sobre a evolução do conflito, que segundo a ONU já fez mais de 60.000 mortos desde março de 2011, o enviado especial assegurou que uma vitória militar de algumas das partes é impossível e que "não há uma solução ao virar da esquina".

* Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário