one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Euro

Imagem:

Compartilhar:

Bancos reabrem no Chipre sob forte esquema de segurança

Criado em 28/03/13 13h51 e atualizado em 28/03/13 16h39
Por BBC Brasil

Brasília - Após 12 dias fechados em meio à crise financeira, os bancos do Chipre reabriram hoje (28) sob forte esquema de segurança. As operações bancárias tinham sido suspensas durante a negociação de um pacote de resgate da economia cipriota com a chamada Troika (a Comissão Europeia, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário). O Chipre é o quinto país da zona do euro a ser socorrido, mas é o único onde os correntistas tiveram parte de seus depósitos controlados e taxados.

Ouça: Mantega diz que crise no Chipre não deve afetar o Brasil

Os depósitos superiores a100 mil euros ficarão congelados. Os correntistas poderão perder até 40% do dinheiro aplicado com a nova taxação, parte das medidas de austeridade pedidas pela Troika.

Leia mais

Chipre: governos europeus garantem que programa não é “modelo” para futuros resgates

Banco Central do Chipre vai liquidar o segundo maior banco do país

Para evitar uma corrida bancária e uma fuga de capitais, as autoridades do Chipre restringiram os saques diários de cada correntista a 300 euros nestes primeiros dias. Os cipriotas também não poderão sacar cheques nem usar mais que 5 mil euros mensais em seus cartões de débito ou crédito.

Assista também

Creative Commons - CC BY 3.0 -

O ministro das Finanças do Chipre, Michalis Sarris, disse que o controle é temporário, mas muitos analistas esperam que dure por meses. A crise no Chipre tem motivado vários protestos na capital, Nicósia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário