one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Grandes diferenças colocam em dúvida pesquisas sobre eleições no Paraguai

Criado em 29/03/13 18h07 e atualizado em 29/03/13 19h59
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Fernando Lugo
Ex-presidente Fernando Lugo, deposto em um processo polêmico, é candidato ao Senado. (foto: Antonio Cruz / ABr)

O futuro do Paraguai é incerto. As consideráveis variações das pesquisas de intenções de voto não permitem apontar com segurança a vitória de nenhum candidato nas eleições presidenciais marcadas para o dia 21 de abril. Entretanto, os números sugerem que o comando do país deverá ficar com Horacio Cartes, do Partido Colorado, ou com Efraín Alegre, do Partido Liberal.

Em pesquisa divulgada na semana passada, no dia 25 de março, o instituto Grau & Associados cravava uma boa vantagem de Horacio Cartes, com 42,7% contra 29,2% de Efraín Alegre. No mesmo dia, pesquisa do insituto GEO apresentava um quadro totalmente polarizado: 36,8% para o candidato do Partido Colorado e 35,6% para o candidato do Partido Liberal.

Uma terceira pesquisa, divulgada em 23 de março pelo instituto Taka Chase, se aproxima do panorama apresentado pelo Grau & Associados, mas traz um novo dado inusitado. Miguel Carrizosa, do Partido Pátria Querida, aprece com 10,7%. O mesmo candidato tem 1% e 0,5%, respectivamente nas pesquisas do Grau & Associados e do GEO.

- Clique no gráfico para ver o desempenho dos principais candidatos nas pesquisas mais recentes:

 

Disputa

O Partido Colorado busca voltar ao poder após a derrota de 2008, quando a eleição de Fernando Lugo pôs fim a 61 anos de governos ininterruptos da agremiação, 35 dos quais sob ditadura. Por sua vez, o Partido Liberal busca se manter na presidência, atualmente ocupada por Frederico Franco. Ele foi alçado ao posto após o polêmico processo de impeachment de Lugo.

A esquerda paraguaia chega ao pleito dividida. O candidato que aparece mais bem colocado nas pesquisas é Mario Ferreira, do Movimento Avança País, um jornalista e âncora de programas de televisão que defende a continuidade das políticas iniciadas por Lugo. Entretanto, ele não conta com o apoio do ex-presidente. Lugo, que concorre ao Senado, integra a Frente Guasú, cujo candidato é o médico Anibal Carrillo.

Também disputam a eleição Lilian Soto, do Movimento Kuña Pyrendá, e Lino César Oviedo, da União Nacional dos Cidadãos Éticos. Este último é sobrinho homônimo de Lino Oviedo, que seria o candidato do partido até sofrer um acidente de helicóptero e falecer no início de fevereiro.

Mercosul

A eleição no Paraguai está sob os olhares de toda a América do Sul. O país está suspenso do Mercosul desde o polêmico processo que levou ao impeachment de Fernando Lugo. A transparência do processo eleitoral será decisivo para que Brasil, Argentina e Uruguai reavaliem a penalidade imposta ao país.

No total, 3.516.273 eleitores estão aptos a votar. Eles também terão a oportunidade de renovar totalmente o Senado, a Câmara dos Deputados, os governos e assembleias regionais e a bancada do Paraguai no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Embora o voto seja obrigatório, não existe um histórico de punições, o que faz com que o índice de abstenção normalmente oscile entre 30 e 40%.

A legislação paraguaia não prevê segundo turno e o voto ocorre de forma manual, em cédulas de papel. Será a primeira vez na história que os paraguaios residentes no exterior poderão escolher o futuro presidente.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário