one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Papa Bento XVI

Imagem:

Compartilhar:

Na véspera do conclave, ainda é incerto local da cerimônia para o papa eleito receber anel

Criado em 11/03/13 09h27 e atualizado em 11/03/13 09h53
Por Renata Giraldi Edição:Graça Adjuto Fonte:Enviada Especial da Agência Brasil/EBC

Papa Bento XVI
Bento XVI celebrou sua primeira missa após a eleição um dia depois de ser confirmado pontífice (J. Caetano/Creative Commons)

Vaticano – Na véspera do início do conclave, marcado para amanhã (12), algumas decisões ainda estão em aberto. Uma das questões é onde será realizada a cerimônia na qual o papa eleito receberá o anel do pescador, símbolo do pontificado, e os paramentos – traje completo. A solenidade costuma ocorrer até uma semana depois da eleição do papa e segue um rigoroso ritual, sem missa.

Até a eleição do papa emérito Bento XVI, havia uma cerimônia pública na Basílica de São Pedro, que podia ser acompanhada por fiéis. Mas Bento XVI determinou que a partir do seu sucessor a decisão de como organizar a cerimônia estará sob responsabilidade do Vaticano.
 

Leia também:

Mais de 4,8 mil jornalistas de 65 países pediram autorização para cobrir conclave

No primeiro dia do conclave, fumaça será emitida até o começo da noite

Conclave que vai eleger novo papa terá início na terça-feira
 

Há informações de que a solenidade, fechada ao pública, pode ser realizada na Basílica de São João de Latrão, na praça de mesmo nome, em Roma. É a catedral do bispo de Roma. Como catedral da Diocese de Roma, a basílica tem o trono papal e é considerada, pelo Vaticano, acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro.

Porém, antes da cerimônia para receber o anel do pescador e os paramentos, o papa eleito costuma celebrar uma missa. Bento XVI celebrou sua primeira missa após a eleição um dia depois de ser confirmado pontífice. O papa emérito foi eleito em 19 de abril de 2005. No dia 20, celebrou a primeira missa.

Na ocasião, Bento XVI disse que seu esforço no pontificado era para a unidade dos seguidores de Cristo e para promover os contatos e entendimentos com os representantes das diferentes igrejas e comunidades eclesiásticas. Durante a missa, ele vestiu branco e usou o cajado e já era chamado pelo nome de papa, não mais Joseph Ratzinger.

A missa foi simples e formal. Parte dela foi celebrada em latim. Bento XVI, no sermão, homenageou o antecessor, João Paulo II. Para os especialistas em Vaticano, os vaticanistas, o sermão proferido pelo papa, em sua primeira missa, orienta sobre como será o pontificado.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário