one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As causas do incêndio, que só foi controlado na manhã deste domingo, ainda não são conhecidas

Imagem:

Compartilhar:

Bangladesh recusa apoio estrangeiro e diz que ações internas foram exemplares

Criado em 30/04/13 10h17 e atualizado em 30/04/13 10h30
Por Renata Giraldi* Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Incêndio em fábrica de Bangladesh
Operações no local permanecem, mas as autoridades afastaram as esperanças dos parentes que aguardavam encontrar mais pessoas vivas (Agência Lusa)

Brasília –  O governo de Bangladesh recusou a ajuda internacional para colaborar no socorro e apoio às vítimas do desabamento de um prédio comercial, ocorrido há seis dias. Segundo as autoridades locais, não há necessidade de apoio externo porque o socorro foi suficiente e exemplar. As operações no local permanecem, mas as autoridades afastaram as esperanças dos parentes que aguardavam encontrar mais pessoas vivas.

O governo rechaçou as acusações de negligência nas operações de socorro e de buscas. "Não sentimos necessidade de recorrer à ajuda estrangeira de emergência porque o nosso dispositivo de socorro foi suficiente e mostrou ser exemplar", disse o ministro do Interior do Bangladesh, Mustak Ahmed. "O nosso Exército, os nossos bombeiros e voluntários fizeram um bom trabalho. Também estamos bem equipados", acrescentou.

Leia também:

Após tragédia, indústria têxtil de Bangladesh apela para que marcas mantenham encomendas

Operários de Bangladesh pedem pena de morte para dono do prédio que desabou

Dono de prédio que desabou em Bangladesh é preso

Pelo menos 382 pessoas morreram no acidente. As autoridades do país informaram que só será possível determinar o número total das vítimas depois da remoção dos escombros.  As operações de limpeza começaram ontem (29), após a suspensão das buscas de sobreviventes.

Pelas informações oficiais, aproximadamente 2,4 mil pessoas foram resgatadas com vida do edifício, no qual trabalhavam 3 mil. "O nosso objetivo é realizar a operação o mais depressa possível. Mas prudentemente. Há corpos nos escombros", disse o porta-voz das Forças Armadas, Shahinul Islam.

No edifício havia cinco fábricas, que produziam roupas para marcas ocidentais, como a espanhola Mango e irlandesa Primark. A Primark se comprometeu a pagar indenizações às vítimas. O grupo canadense de alimentos Loblaw também anunciou a intenção de prestar ajuda às famílias das vítimas.O grupo Loblaw distribui a marca de vestuário Joe Fresh.

O governo anunciou um plano de inspeção das fábricas de tecidos e roupas no país, denunciadas por irregularidades. De acordo com um assessor do governo do Bangladesh, uma comissão presidida por um ministro de Estado vai supervisionar a inspeção de todas as fábricas de roupas e verificar se estão dentro da lei.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário