one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto contra as Farc na Colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Autoridades colombianas e as Farc-EP retomam negociações em busca da paz

Criado em 02/05/13 09h43 e atualizado em 02/05/13 09h51
Por Renata Giraldi* Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Protesto contra as Farc na Colômbia
Autoridades colombianas e as Farc-EP retomam negociações em busca da paz (Julián Hoyos)

Brasília – As autoridades do governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) retomaram as negociações em busca da paz na região. As negociações, denominadas Diálogos de Paz, ocorrem em Havana, capital de Cuba. O tema central, no momento, é a questão agrária. No total, o acordo abordará seis pontos. As mediações são feitas pelos governos de Cuba, do Chile, da Venezuela e da Noruega.

Os integrantes das Farc ressaltaram o respaldo do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas às negociações. Segundo Jesús Santrich, das Farc-EP, o processo de paz pode levar à “superação das profundas desigualdades” na Colômbia. Ele destacou, entretanto, que é fundamental incluir ações que levem à reestruturação do país.

Leia também:

Farc agradecem apoio de americanos ao processo de paz na Colômbia

ONU respalda negociação de paz entre Colômbia e Farc

Conselho de Direitos Humanos da ONU discute processo de paz na Colômbia

Para o negociador-chefe do governo, Humberto de la Calle, “sem armas, o Estado oferece as garantias necessárias para que a guerrilha se incorpore à democracia”. De acordo com ele, é necessário ampliar a participação das organizações sociais e consolidar a legislação de tal maneira que sejam garantidos os direitos da oposição.

O acordo de paz inclui temas agrários, o fim do conflito armado, uma solução para o problema das drogas ilícitas, garantias de medidas relativas aos direitos das vítimas e mecanismos de verificação do pacto.

O ministro da Agricultura da Colômbia, Juan Camilo Restrepo, disse que as questões relativas ao tema agrário avançam. A expectativa das autoridades colombianas é concluir as negociações até o final do ano.

 

*Com informações da Telesur 

Edição: Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário