one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Roberto Carvalho de Azevêdo

Imagem:

Compartilhar:

Fiesp: eleição de Azevêdo deve fortalecer sistema multilateral de comércio

Criado em 07/05/13 17h57 e atualizado em 07/05/13 18h15
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Roberto Carvalho de Azevêdo
Fiesp: eleição de Azevêdo deve fortalecer sistema multilateral de comércio (Marcello Casal Jr/Abr)

São Paulo – O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, disse que a eleição do brasileiro Roberto Azevêdo para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial de Comércio (OMC) deve fortalecer o comércio multilateral. Para Skaf, a eleição do brasileiro também mostra a importância do país no cenário mundial.

“Além de fortalecer ainda mais o sistema multilateral de comércio, a eleição de Roberto Azevêdo é prova da importância crescente que o Brasil vem assumindo no cenário internacional. É motivo de orgulho para o país ter um brasileiro no comando de uma organização tão importante como a OMC”, disse o presidente da Fiesp, por meio de nota.

Leia também:

Brasileiro vence mexicano na disputa pela direção-geral da OMC

Presidenta Dilma comemora vitória de brasileiro para a direção da OMC

Patriota: vitória na OMC é resultado de uma “ordem internacional em transformação”

Especialistas em comércio exterior apostam em avanços da Rodada Doha, com Roberto Azevêdo na OMC

Países de língua portuguesa comemoram eleição de brasileiro para a OMC

Para a entidade, a eleição de Azevêdo vai trazer benefícios para o país no comércio mundial. “Com uma sólida carreira na diplomacia, que inclui 15 anos em cargos ligados à OMC, o embaixador liderou pleitos importantes vencidos pelo país, como por exemplo os subsídios ao algodão contra os Estados Unidos e ao açúcar contra a União Europeia. É considerado o mais bem preparado diplomata brasileiro em questões de comércio internacional”, diz a Fiesp.

O vice-presidente executivo da Embraer, Jackson Schneider, também falou sobre a eleição na OMC. Segundo ele, a expectativa é que, com a eleição de Azevêdo, as negociações da Rodada Doha sejam retomadas. “A experiência e a competência do embaixador Roberto Azevêdo ajudará a entidade na defesa da transparência, do respeito às regras multilaterais de comércio e na retomada das negociações no âmbito da Rodada Doha”, disse Schneider.

O brasileiro disputou o cargo com o mexicano Herminio Blanco. O eleito assume a direção-geral da OMC em 31 de agosto substituindo o francês Pascal Lamy. A decisão será anunciada oficialmente nesta quarta-feira (08).

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário