one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidente disse que não comentará mais sobre juros para evitar especulações

Imagem:

Compartilhar:

Presidenta Dilma comemora vitória de brasileiro para a direção da OMC

Criado em 07/05/13 16h56 e atualizado em 07/05/13 17h05
Por Danilo Macedo e Luana Lourenço* Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Dilma Rousseff
Presidenta Dilma comemora vitória de brasileiro para a direção da OMC (Wilson Dias/Agência Brasil)

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff parabenizou hoje (7) o embaixador Roberto Carvalho de Azevêdo pela eleição para a diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). O brasileiro disputou com o mexicano Herminio Blanco, e assume o cargo no dia 31 de agosto, substituindo o francês Pascal Lamy.

Dilma telefonou para Azevêdo por volta das 15h, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e manifestou a satisfação pela escolha do brasileiro para liderar a OMC em um momento no qual o mundo se recupera da crise financeira de 2008.

Leia também:

Patriota: vitória na OMC é resultado de uma “ordem internacional em transformação”

Brasileiro vence mexicano na disputa pela direção-geral da OMC

“Ainda sofrendo os efeitos da crise mundial iniciada em 2008, caberá à OMC nos próximos anos dar um novo, equilibrado e vigoroso impulso ao comércio mundial, fundamental para que a economia global entre em um novo período de crescimento e justiça social”, diz a nota assinada pela presidenta.

Elz diz que governo brasileiro reitera que a apresentação do nome de Roberto Azevêdo para a eleição levou em conta “sua experiência e compromisso” para levar a OMC “na direção de um ordenamento econômico mundial mais dinâmico e justo”.

Na nota, a presidenta agradece o apoio recebido pelo candidato brasileiro de governos de todo o mundo em todas as etapas da votação. “Essa não é uma vitória do Brasil, nem de um grupo de países, mas da Organização Mundial do Comércio”.

A OMC ainda não divulgou o número de votos recebido por Azevêdo, mas a estimativa é que o brasileiro tenha tido entre 90 e 95 votos. Para ser eleito, eram necessários 80 votos. A última etapa da votação foi a mais apertada, mas o brasileiro obteve votações expressivas nas rodadas anteriores, o que foi levado em conta pela organização na decisão final.

O embaixador está diretamente envolvido em assuntos econômicos e comerciais há mais de 20 anos. Desde 2008, ele é representante permanente do Brasil na OMC.

Diplomata de carreira, Roberto Azevêdo foi chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, de 2005 a 2006, e chefiou a delegação brasileira nas negociações da Rodada Doha, sobre liberalização de mercados.

*Colaborou Renata Giraldi

 

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário