one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bandeira do Iraque

Imagem:

Compartilhar:

Novos atentados no Iraque deixam onze mortos

Criado em 30/05/13 12h03 e atualizado em 30/05/13 12h08
Por Agência Lusa

Bandeira do Iraque
(Jayel Aheram / Creative Commons)

Iraque - Pelo menos 11 pessoas morreram hoje, 30, em ataques no Iraque, indício de que a espiral de violência que fez 166 mortos numa semana não está diminuindo no país, disseram as autoridades.

O Governo iraquiano limitou-se a reagir à onda de violência com discursos pedindo calma, com uma remodelação nas chefias dos serviços de segurança e o anúncio de algumas medidas relacionadas com a situação.

Um carro-bomba explodiu na zona nordeste de Bagdad, matando quatro pessoas e ferindo uma dezena. No centro da capital, duas explosões semelhantes causaram dois mortos e 14 feridos, de acordo com responsáveis dos serviços de saúde e de segurança.

Dois elementos da polícia das fronteiras foram mortos a tiro, numa emboscada na principal autoestrada entre o Iraque e a Jordânia.

Em Mossul, no norte do Iraque, três policiais morreram num atentado suicida com carro-bomba

Desde o início de maio, pelo menos 580 pessoas morreram e mais de mil ficaram feridas em atentados, de acordo com dados reunidos pela agência de noticiasrancesa AFP com base em informações de fontes da segurança e sanitárias.

O país assiste, desde o princípio do ano, a um aumento da violência, cujo início coincide com uma mobilização da minoria sunita para denunciar a marginalização que sofre pelo Governo, dirigido pelos xiitas, e deixa pairar um ressurgimento do conflito confessional que marcou a vida no Iraque após a invasão da coligação internacional liderada pelos Estados Unidos.

Apesar da recente intensidade, com atentados quase diários, a violência no Iraque continua ainda longe do pico atingido nos anos de 2006-2007, nos quais foram registados mais de um milhão de mortos em cada mês, acrescentou a AFP.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário