one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


As medidas são para tentar conter os impactos da crise econômica na zona do euro

Imagem:

Compartilhar:

Antes do esperado, Troika volta a Portugal

Criado em 24/06/13 08h47 e atualizado em 24/06/13 09h01
Por Gilberto Costa Edição: Fonte:Correspondente da Agência Brasil/EBC

Euro
Orçamento retificativo para tapar um buraco de 1,3 bilhão de euros, após a decisão judicial, foi aprovado na semana passada pela Assembleia da República (Will Spaetzel/ Creative Commons)

Lisboa – Nova missão de técnicos da Troika - delegação formada por representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI), do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia (CE) - está de volta a Lisboa. A visita do grupo de credores estrangeiros não estava programada: ocorre após liberação de 660 milhões de euros do Programa de Assistência Econômica e Financeira a Portugal (empréstimo total de 78 bilhões de euros).

A missão volta ao país três semanas antes do início oficial da oitava avaliação do programa. O objetivo da visita não foi divulgado, segundo a Agência Lusa.

A vinda dos técnicos acontece no momento que o governo português discute internamente a reforma do Estado e tenta fazer avançar a demissão de cerca de 30 mil funcionários públicos anunciada pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho após o Tribunal Constitucional ter reprovado quatro medidas de austeridade proposta  pelo Orçamento do Estado 2013.

O orçamento retificativo para tapar um buraco de 1,3 bilhão de euros, após a decisão judicial, foi aprovado na semana passada pela Assembleia da República. Para diminuir despesas, o governo cortou mais gastos com o pagamento de auxílio-doença e com o seguro-desemprego, entre outras medidas de austeridade.

O equilíbrio fiscal e o controle das despesas do Estado são objetivos centrais do programa de ajustamento econômico da Troika. No ano passado, o déficit de Portugal foi de mais de 6% e a dívida externa do país equivale a 125% do Produto Interno Bruto. A melhoria dos dois indicadores é esperada para que o governo volte a emitir rotineiramente títulos do tesouro português no mercado financeiro internacional.

Os treze países que formam a zona de circulação do euro têm previsto em norma o teto máximo de 3% de déficit fiscal. O governo português tenta reescalonar o prazo para atingir esse objetivo e quer que a meta dos 4% seja postergada para 2014.

As medidas de austeridade fiscal são apontadas como uma das causas do desemprego de Portugal (quase 1 milhão de pessoas sem trabalho) e pela recessão (4% no primeiro trimestre deste ano). Na próxima quinta-feira (27), as duas centrais de Portugal, Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP) e União Geral dos Trabalhadores (UGT) promovem greve geral contra o governo e contra o ajustamento econômico.

 

Edição: José Romildo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário