one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Soldados da Coreia do Norte observam o lado sul-coreano da fronteira

Imagem:

Compartilhar:

Coreias do Sul e do Norte definem início de diálogo em busca de solução para impasse

Criado em 06/06/13 07h15 e atualizado em 06/06/13 07h38
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Acervo - Guerra das Coreias - Fotos históricas - 13
Conversas ocorrem no momento em que há a ameaça de uma guerra nuclear, deflagrada pelos norte-coreanos, na Península Coreana (PD-USGov-Military-Army/CC)

Brasília – O governo da Coreia do Sul anunciou hoje (6) que aceita a proposta da Coreia do Norte de dar início às negociações na tentativa de encerrar o impasse e o clima de tensão na região. As conversas ocorrem no momento em que há a ameaça de uma guerra nuclear, deflagrada pelos norte-coreanos, na Península Coreana. Ainda não foram definidos data e local para as primeiras reuniões.

A ideia é retomar as atividades no complexo industrial de Kaesong, única parceria entre as duas Coreias, encerradas temporariamente no mês passado. No local, cerca de 50 mil operários norte-coreanos trabalham em fábricas sul-coreanas. A parceria rende lucros para os dois países.

Leia também:

Estados Unidos e Coreia do Sul iniciam negociações sobre pacto nuclear

Coreia do Norte quer camuflar navios de guerra para evitar que sejam vigiados

Coreia do Sul recusa indicação da Coreia do Norte de retomar negociações

Coreia do Norte indica que quer dialogar sobre programa nuclear
  
As Coreias vivem sob clima de conflito desde 2003, quando houve uma guerra (1950-1953), iniciando a separação entre os dois países e mantendo a chamada zona desmilitarizada. A Coreia do Norte é um Estado comunista e um dos países mais fechados do mundo. A Coreia do Sul vive sob uma democracia liberal capitalista e é uma das maiores economias do mundo.

Em comunicado, o Ministério da Unificação da Coreia do Sul, responsável pela articulação de negociações com a Coreia do Norte, confirmou a intenção de iniciar o diálogo. “[O governo da Coreia do Sul] recebe positivamente a proposta de discussões oficiais da Coreia do Norte", diz o texto. "Esperamos que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte aproveitem essa oportunidade para construir uma relação de confiança mútua", acrescenta.

O governo da Coreia do Norte, em comunicado divulgado pela agência estatal de notícias KCNA, por meio da Comissão para a Reunificação Pacífica (cuja sigla em inglês é CPRK), que é responsável pelas relações com os sul-coreanos, propôs iniciar negociações, especificamente, sobre o complexo industrial de Kaesong e também uma reunião de famílias separadas pelo fim da Guerra da Coreia, em 1953.

O CPRK não detalhou o nível de representação para essas negociações e deixou a Seul a escolha de um local e uma data.  "As questões humanitárias, como a reunião das famílias separadas, podem ser debatidas nas negociações, se necessário", diz o comunicado da CPRK.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário