one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai volta ao Mercosul em agosto

Criado em 09/07/13 15h23 e atualizado em 09/07/13 16h37
Por Renata Giraldi Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

 

Ministros das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, e do Brasil, Antonio Patriota, durante coletiva no Itamaraty
Ministros das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, e do Brasil, Antonio Patriota, participam de entrevista coletiva no Palácio Itamaraty (Elza Fiúza/ABr)

Brasília – O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, disse hoje (9) que a  Venezuela assumirá a presidência pro tempore (temporária) do Mercosul, no próximo dia 12, e apenas em agosto o Paraguai retornará ao bloco regional. Atualmente, a presidência do grupo está com o Uruguai. Na sexta-feira (12), os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela) participarão da Cúpula do Mercosul em Montevidéu (Uruguai) para discutir os temas.

Leia também

Paraguai apela para fim da suspensão do país no Mercosul

Países sul-americanos exigem explicações sobre veto a Morales

Brasil deve mudar estratégia de comércio exterior, diz presidente da CNI

“O Paraguai está suspenso, portanto, seguirá a presidência pro tempore para a Venezuela, em ordem alfabética. É um dado da realidade, sem prejuízos. Considerando as sensibilidades, o caminho a seguir é este”, disse o chanceler uruguaio em entrevista coletiva concedida ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota.

As autoridades paraguaias reivindicavam o direito de assumir o comando temporário do Mercosul. Mas o Paraguai está suspenso do bloco desde junho de 2012 em decorrência de decisão tomada pelos líderes regionais, que discordaram da forma como foi conduzido o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

Almagro reiterou que o fim da suspensão do Paraguai do Mercosul está condicionada à cerimônia de posse do presidente eleito, Horacio Cartes, em 15 de agosto. “O fim da suspensão tem de esperar o 15 de agosto”, ressaltou, em resposta ao apelo dos paraguaios para antecipar a reintegração para julho.

O chanceler uruguaio assinou dois acordos bilaterais com Patriota durante a visita a Brasília. Um documento visa a agilizar a concessão de autorização de vistos e residência para brasileiros interessados em viver no Uruguai e de uruguaios que querem morar no Brasil. O outro acordo é sobre a desburocratização, facilitando o reconhecimento de documentos entre países.

De 2003 a 2012, o comércio entre Uruguai e Brasil quadriplicou, passando de US$ 943 milhões para mais de US$ 4 bilhões. O Brasil é o principal sócio comercial do Uruguai e o principal mercado para os produtos uruguaios. O Uruguai é o segundo maior investidor no Brasil entre os países da América do Sul.

Os investimentos brasileiros no Uruguai estão em setores, como agroexportação, frigoríficos, energia, alimentos e bebidas, finanças, construção civil, produtos químicos, mineração e siderurgia.

 

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário