one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


colômbia

Imagem:

Compartilhar:

Fim dos conflitos armados é um desafio para o povo colombiano

Criado em 06/08/13 15h24 e atualizado em 08/08/13 17h38
Por Leandra Felipe Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil/EBC

Bogotá – Economicamente, a Colômbia está entre as cinco maiores economias da América do Sul. A pobreza diminuiu quase 33% nos últimos cinco anos e o país já não faz parte da lista dos dez países mais desiguais do mundo. Melhorias que se fazem notar no aquecido mercado da construção civil da capital e no centro financeiro vigoroso.

Confira galeria de imagens sobre o conflito na Colômbia

Por outro lado, persiste o conflito armado mais longo da América Latina. Em quase meio século de guerra, o resultado foi milhares de vítimas e violações perpetradas. O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, esteve em algumas regiões do país em que a guerra continua e conheceu os contrates do país.

A reportagem constatou os problemas enfrentados por mais de 12% da população diretamente atingida pela guerra. Em meio às negociações de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), colombianos apoiam o processo e esperam pelo fim do conflito, que já vitimou milhares de pessoas.

Leia mais

Colômbia: A relação entre as drogas, a guerra e a pobreza

Farc exigem reforma do sistema judicial colombiano

Muitas delas são vítimas de deslocamento interno, minas antipessoais, sequestros, desaparecimentos, massacres, recrutamento de crianças, violência sexual e execuções extrajudiciais. Esses crimes foram cometidos por representantes de todos os lados: militares, paramilitares e guerrilheiros. Em cada lado, há vítimas e agressores.

O governo colombiano aposta na negociação para terminar o conflito e, na semana passada, admitiu a responsabilidade do Estado nas violações de direitos humanos cometidas. As Farc também disseram, em Havana, onde se concentra a mesa negociadora, que a guerrilha está sensível às “demandas das vítimas”. Entre promessas e o diálogo, a população se mobiliza. Vítimas se organizam para reconstruir a memória dos que perderam para a guerra.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário