one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Em relatório, a ONG adverte que na primeira quinzena de setembro os ataques mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres

Imagem:

Compartilhar:

Estados Unidos e França admitem discutir proposta para controle de armas químicas da Síria

Criado em 10/09/13 14h02 e atualizado em 10/09/13 14h21
Por Agência Brasil* Edição:Davi Oliveira

Brasília - Os Estados Unidos e a França sinalizaram hoje (10) que estão dispostos a discutir a proposta russa de suspender um ataque à Síria caso o país entregue suas armas químicas. Mais cedo, o governo de Bashar Al Assad havia anunciado a intenção de entregar seu arsenal químico ao controle da comunidade internacional, caso os Estados Unidos desistam de atacar o território sírio.

Leia mais:

Obama diz que pode cancelar ataque se Síria entregar armas químicas

Nações Unidas sugerem a criação de área segura para destruição de armas químicas da Síria

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ainda não se pronunciou sobre o discurso do governo sírio, mas o secretário de Estado, John Kerry, disse que o país espera para o ver um plano “real e verificável” para a remoção de armas químicas da Síria.

“Estamos esperando por essa proposta, mas não vamos esperar muito”, advertiu, ao falar em uma audiência. Segundo ele, o governo americano quer evitar que o anúncio seja uma tática “protelatória”.

Apesar de ter dito que os Estados Unidos poderia esperar antes de atacar a Síria, John Kerry não descartou a ação militar, sob o argumento de eliminar a alegada capacidade do governo sírio de obter armas químicas.

“Nós não queremos ações militares, não foi isso que Obama escolheu, mas se o regime de Bashar Al Assad continua usando armas químicas, cremos que deveríamos lhe dar uma lição. Estamos falando de ameaças reais para países como Israel, Líbano e Jordânia”, comentou Kerry.

O ministro francês de Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius, também comentou a intenção do governo sírio, dizendo que a França pretende apresentar uma resolução ao Conselho de Segurança da ONU com base na proposta russa. A ideia é forçar a Síria a esclarecer as informações sobre seu programa de armas químicas e fazer com que aceite o controle internacional do arsenal.

Antes do anúncio do governo sírio, o presidente Barack Obama havia dito que mantinha a intenção de pedir autorização ao Congresso norte-americano para uma ação militar.

A oposição síria também opinou sobre a promessa do governo de colocar seu arsenal químico sob controle internacional. Para os opositores, o discurso do governo sírio foi uma “manobra política” para evitar ataques militares ao país.

 

*Com informações da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e da emissora multiestatal de televisão Telesur

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário