one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Apesar da suspensão do Paraguai do Mercosul, país está representado por sua bandeira e organizações da sociedade civil em Cúpula Social

Imagem:

Compartilhar:

Paraguai busca o Chile para expandir comércio e investimentos

Criado em 17/09/13 13h35 e atualizado em 17/09/13 13h54
Por Da Agência Brasil* Edição:Talita Cavalcante

Paraguai é representado por sociedade civil na Cúpula Social do Mercosul
Na visita oficial do novo presidente paraguaio a Santiago, os países concordaram em empenhar esforços para cumprir o acordo de comércio e serviços no âmbito do acordo entre Mercosul e o Chile(Eduardo Aigern / Cúpula do Mercosul)

Brasília - Os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes, e do Chile, Sebastián Piñera, se comprometeram hoje (17) a expandir o comércio e o fluxo de investimentos entre os países. Na visita oficial do novo presidente paraguaio a Santiago, os países concordaram em empenhar esforços para cumprir o acordo de comércio e serviços no âmbito do acordo entre Mercosul e o Chile.

O encontro ocorreu após um período de instabilidade dentro do bloco sulamericano, em que o Paraguai ficou suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) por 14 meses, depois que os líderes regionais concluíram que houve rompimento da ordem democrática com a destituição do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

Leia mais notícias internacionais

Desde então, o governo paraguaio vem tentando diversificar suas parcerias - especialmente as econômicas - para além do Mercosul, apesar de continuar sendo membro do bloco. No início do mês, o Paraguai chegou a pedir que o Mercosul revisasse as decisões que foram tomadas durante o período em que ficou suspenso.

Após o encontro dos líderes, Sebastián Piñera destacou a vontade do Chile em facilitar a projeção do Paraguai no Pacífico, rumo à  Ásia, especialmente por meio da reativação do uso paraguaio do porto de Antofagasta (na costa chilena). Ficou estabelecido, após a reunião dos presidentes, que nos próximos três meses será convocada uma comissão mista para a integração física do dois países, com ênfase em infraestrutura e energia.

* Com informações da Agência de Informação Pública Paraguay (IP), do Paraguai.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário