one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


bandeira venezuela

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela decide abandonar Corte Interamericana de Direitos Humanos

Criado em 10/09/13 22h43 e atualizado em 10/09/13 22h54
Por Leandra Felipe* Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Bogotá - A Venezuela ratificou nesta terça-feira (10) sua decisão de abandonar a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Cidh).  Há um ano, o governo venezuelano apresentou denúncias sobre irregularidades cometidas dentro do organismo.

“Neste período não houve nenhuma retificação da Cidh, apesar dos esforços de nossos países-irmãos, dos governos do Equador e da Bolívia que participam do processo de reformulação do Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, disse o chanceler venezuelano Elías Jaua durante uma entrevista coletiva.
 
Na visão do governo venezuelana, a Corte tem agido de forma parcial evitando pronunciar-se em situações importantes. Jaua lembrou que a CIDH não se posicionou na tentativa de golpe de Estado que Hugo Chávez sofreu em 2002.

Em sua conta no Twitter, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, criticou a Cidh após o anúncio da decisão de ratificar a saída do país. Segundo, Maduro, a Corte tem "agido contra governos progressistas" e foi o único organismo que reconheceu o governo de Pedro Carmona, que governou o país durante dois dias durante a tentativa de golpe em 2002.

A oposição no país, liderada pelo governador do estado de Miranda, Henrique Capriles, condenou a saída do país da Corte. No programa semanal que apresenta, o Venezuela para Todos, Capriles disse que a decisão poderá afetar a democracia do país.

"Temos que levar em conta que os países que saíram da Cidh são aqueles em que hoje há uma ditadura. O governo decidiu sair porque as sentenças da Corte são vinculantes para o nosso país e nossa Constituição estabelece que os tratados assinados pela Venezuela, têm hierarquia constitucional. Isso nos afeta, é um retrocesso", argumentou Capriles.

* Com informações da TV Multiestatal Telesur

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário