one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Bombardeios na Síria

Imagem:

Compartilhar:

Venezuela e Irã tentam negociar solução que evite ação militar na Síria

Criado em 02/09/13 06h24 e atualizado em 02/09/13 09h30
Por Renata Giraldi* Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Bombardeios na Síria
Conflitos na Síria (Agência Lusa)

Brasília – Os governos da Venezuela e do Irã tentam buscar apoio, por intermédio do Movimento dos Países Não Alinhados, para evitar uma ação militar armada, liderada pelos Estados Unidos, na Síria. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela informou que o chanceler Elías Jaua conversou, por telefone, com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, sobre as ameaças de intervenção militar.

Jaua e Zarif, que participarão da Assembleia Geral das Nações Unidas no próximo dia 24, marcaram uma reunião no mesmo período para discutir o assunto. "Os ministros concordaram em instruir os seus embaixadores permanentes nas Nações Unidas para iniciar de forma imediata as consultas necessárias e pertinentes com os seus pares do Movimento de Países Não Alinhados”, diz o texto.

Leia mais:

Mursi será julgado por acusação de assassinato de manifestantes

ONU: Iraque teve mais de 800 mortos e 2 mil feridos em agosto

Presidente do Paraguai reafirma que seu desafio é combater a pobreza

 

O documento acrescenta que o Irã está na presidência do movimento e que, em 2015, a Venezuela o sucederá. O grupo foi criado em 2004 e reúne 115 países, em geral nações em desenvolvimento. A China e a Índia, que têm grandes exércitos, também fazem parte.

Segundo o texto, Jaua conversou ainda, por telefone, com o chanceler da Síria, Walid Al Moalen, informando que há desejos de paz e orações na Venezuela por dias melhores para os sírios. "Também assegurou que o governo bolivariano [da Venezuela] continuará a se pronunciar na defesa dos princípios do direito internacional e de uma solução pacífica que provenha preferivelmente do povo sírio", diz a nota.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário