one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Até agora, os vizinhos da Síria - o Líbano, a Turquia, Jordânia e o Iraque - absorveram a maioria dos refugiados

Imagem:

Compartilhar:

Dezessete países vão receber refugiados sírios

Criado em 02/10/13 09h09 e atualizado em 02/10/13 09h37
Por © Agência Lusa

Beirute - Dezessete países, incluindo os Estados Unidos, a França e a Austrália, concordaram em receber um determinado contingente de refugiados sírios, anunciou hoje (2) a Organização das Nações Unidas (ONU). "Até agora, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) tem 17 países no programa de admissão humanitária para os refugiados sírios", disse o porta-voz regional da organização, Peter Kessler, à agência francesa AFP.

"Eles oferecem cerca de 10 mil lugares (ao todo), alguns já para 2014", acrescentou. A decisão surge depois de algumas críticas a países ocidentais por não participarem do esforço de acolhimento de cerca de 2 milhões de sírios que fogem da guerra civil.

Até agora, os vizinhos da Síria - o Líbano, a Turquia, Jordânia e o Iraque - absorveram a maioria dos refugiados, mas o fluxo constante esgotou os recursos disponíveis e causou algumas tensões. O problema é particularmente grave no Líbano, que regista atualmente pelo menos 760 mil refugiados. O número real de sírios no Líbano, que tem 4 milhões de habitantes, deve chegar a 1 milhão.

Leia também:

Equipe que inspeciona armas químicas começa a trabalhar

Senado aprova indicação de Patriota como representante do Brasil na ONU

Obama pede a republicanos para "reabrir” administração e critica "cruzada ideológica"

Com base nos programas de admissão humanitária, o Acnur vai avaliar a situação dos refugiados para serem enviados aos 17 países de acolhimento, dando prioridade aos mais vulneráveis, explicou Kessler. "A vulnerabilidade é definida com vários critérios", e inclui deficientes, famílias monoparentais (composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe), vítimas de agressões sexuais e outros abusos.

O número de refugiados que cada um dos 17 países vai receber ainda não foi decidido. A França poderá receber até 1.200 pessoas e a Suécia anunciou que vai conceder vistos de residência aos refugiados síros já no país, mas não aceitará pedidos nas embaixadas. Desde o início do ano passado, a Suécia recebeu perto de 14.700 pedidos de refúgio de cidadãos sírios.

Mais de 115 mil pessoas morreram na guerra civil síria desde março de 2011, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos  Humanos. Dois milhões de sírios vivem atualmente como refugiados em diferentes países, e milhões são deslocados internos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário