one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Barack Obama

Imagem:

Compartilhar:

EUA devem continuar a atualizar política em relação a Cuba, diz Obama

Criado em 09/11/13 16h08 e atualizado em 09/11/13 16h22
Por Agência Lusa

Miami – Os Estados Unidos devem continuar a atualizar a sua política em relação a Cuba comunista, disse na sexta-feira (8) o presidente dos EUA, Barack Obama, num discurso em casa de um proeminente ativista cubano-americano.

A liberdade em Cuba virá do trabalho dos ativistas, mas os Estados Unidos podem ajudar de maneiras "criativas" e "atenciosas", disse Obama.

"E nós temos que continuar a atualizar as nossas políticas", disse Obama, falando durante uma angariação de fundos políticos na casa de Jorge Mas Santos, presidente da Fundação Nacional Cubano-Americana (CANF, na sigla inglesa).

"Tenham em mente que, quando Castro chegou ao poder, eu tinha acabado de nascer. A noção de que as mesmas políticas que colocámos em prática em 1961 podem ainda ser, de alguma forma, eficazes hoje, na era da Internet e do Google e das viagens pelo mundo, não faz sentido", considerou.

Washington rompeu relações diplomáticas com Havana em 1961 e declarou um embargo oficial a Cuba em 1962, depois de Fidel Castro ter tomado o poder, em 1959, e nacionalizado propriedades de norte-americanos.

A CANF, o principal grupo ativista cubano-americano, foi fundada pelo pai de Mas, Jorge Mas Canosa, e durante a liderança deste foi um bastião de políticas conservadoras e pró-republicanas.

No entanto, o filho, Mas Santos, um empresário das telecomunicações bem-sucedido, tem apoiado Obama nas suas candidaturas presidenciais de 2008 e 2012.

Sob Obama, os cubano-americanos podem viajar e enviar dinheiro para a ilha com mais facilidade e as restrições de correio foram atenuadas, embora os dois países ainda tenham de retomar relações diplomáticas plenas.

Obama chegou a Miami na sexta-feira, depois de visitar o porto de Nova Orleães, no Luisiana, e deve partir hoje.

De acordo com o jornal Miami Herald, o presidente está em Miami para três angariações de fundos.

Confira também:

Cuba faz testes de conexões Wi-fi

Cresce 8% o comércio entre Cuba e a União Europeia

Cuba anuncia unificação de moedas em circulação no país

ONU aprovou fim do embargo econômico do EUA a Cuba

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário