one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Depois dos acidentes que aconteceram na base nuclear de Fukushima, o governo priorizou o diálogo sobre o uso da energia nuclear no país.

Imagem:

Compartilhar:

Agência Internacional de Energia Atômica elogia progressos em Fukushima

Criado em 04/12/13 12h58 e atualizado em 04/12/13 13h17
Por Agência Brasil Edição:Davi Oliveira

Japão vai ouvir população sobre uso da energia nuclear no país
A avaliação dos peritos teve como foco a gestão da água contaminada não filtrada e sobre a operação de retirada dos depósitos de combustível usado da piscina de desativação de um dos reatores (comunicatextyo.com.br)

Brasília - Peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) saudaram hoje (4) os esforços e os progressos no trabalho de descontaminação na central de Fukushima, no Japão, mas observaram que a situação continua muito difícil. Segundo os técnicos, um dos maiores problemas - a água radioativa acumulada no local - poderá ser resolvido por meio do lançamento da água no mar, com base em estudos de impacto ambiental, assim que o nível de contaminação atinja um valor aceitável. Pescadores locais, países vizinhos e grupos ambientalistas, no entanto, são radicalmente contra a proposta.

Leia também no Portal EBC: 

Caminhão com material radioativo foi roubado no México

Primeiro-ministro da Ucrânia alerta contra aumento de tensão no país

Dezenove peritos da AIEA, uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) estiveram no Japão para examinar os meios usados pela companhia gestora da central, a Tokyo Electric Power (Tepco), e pelas autoridades do país para preparar o desmantelamento das instalações destruídas pelo tsunami de março de 2011.

"Foram feitos grandes progressos na estratégia e na distribuição dos recursos necessários ao processo de desmantelamento", disse o diretor da missão, Juan Carlos Lentijo.

A avaliação dos peritos teve como foco a gestão da água contaminada não filtrada e sobre a operação de retirada dos depósitos de combustível usado da piscina de desativação de um dos reatores. A retirada começou no mês passado e, segundo a Tepco, até o momento, não houve incidentes.

Na questão da água contaminada, o maior problema é a infiltração nas piscinas dos reatores no subsolo da central, que têm fissuras nas paredes causadas pelo tsunami. O eventual lançamento de água contaminada no Pacífico pressupõe a eliminação de césio e de mais 62 elementos radioativos atualmente encontrados na água armazenada, como o trítio.

A missão da AIEA vai redigir um relatório completo nos próximos dois meses. O roteiro para desmantelamento da central de Fukushima prevê um processo que levará entre três e quatro décadas.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário