one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Policiais militares permanecem na Favela do Metrô após uma tentativa dos moradores de fechar a Radial Oeste em protesto. Ocorreram demolições na terça-feira (7), mas estão suspensas

Imagem:

Compartilhar:

Secretário-geral da OEA alerta sobre riscos da desigualdade nas democracias

Criado em 01/06/14 14h07 e atualizado em 01/06/14 18h46
Por Télam Fonte:Agência Brasil

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, advertiu hoje (1º) que a desigualdade existente no continente sul-americano "prejudica a democracia".

Ao participar de um dos eventos que antecedem a assembleia geral do organismo, que vai de terça (3) a quinta-feira (5) em Assunção, Insulza disse que a região mudou muito "para melhor" nos últimos anos, em termos de  crescimento democrático e econômico, mas ressaltou que o progresso não foi completo. "[Os avanços] não converteram nossos países em sociedades mais igualitárias. Pelo contrário, ainda prevalece um alto grau de injustiça na distribuição da riqueza e no acesso aos bens sociais, uma desigualdade que é de tal dimensão que inclusive danifica nosso tecido democrático".

Leia também

Confrontos na Venezuela deixam mais de 20 feridos

Colômbia: Santos não consegue apoio integral da esquerda

O tema da assembleia geral, que reunirá 28 chanceleres e altos dirigentes de todos os países do continente (à exceção de Cuba), é "Desenvolvimento com Inclusão Social".

Insulza lembrou que a desigualdade é um problema "de todas as regiões da América" e "um obstáculo para a eficaz realização da agenda democrática", que inclui a defesa dos direitos humanos.

O secretário-geral falou na abertura de uma conferência sobre direitos econômicos, sociais e culturais, organizada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão autônomo da OEA, na qual busca-se definir a metodologia e a área de trabalho da futura Relatoria Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

O encarregado do tema na comissão, o brasileiro Paulo Vannuchi, disse que a criação da relatoria "responde a uma persistente demanda das organizações da sociedade civil e dos estados".

Segundo Vannuchi, o objetivo será que comissão não se ocupe apenas de receber petições sobre violações de direitos humanos, mas também de promovê-los em áreas como saúde, trabalho, seguridade social e alimentação.

Em sua jornada em Assunção, Insulza recebeu uma delegação de representantes indígenas do Paraguai, que lhe entregaram um documento sobre sua situação no país. O documento foi acordado entre diferentes comunidades nativas paraguaias e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário