one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


AirAsia

Imagem:

Compartilhar:

Copiloto da AirAsia estava no comando quando o avião caiu no Mar de Java

Criado em 29/01/15 10h39 e atualizado em 29/01/15 10h53
Por Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

O copiloto francês Rémi Plésel estava no comando do avião da AirAsia quando o aparelho caiu no Mar de Java, no mês passado, com 162 pessoas a bordo. A revelação foi feita hoje (29) por investigadores, sem indicar a causa do acidente.

O Airbus A320-200 desapareceu dos radares cerca de meia hora depois de decolar da cidade indonésia de Surabaia com destino a Cingapura, após um pedido para ganhar altitude devido a condições meteorológicas adversas.

Segundo a investigação, o avião fez uma subida abrupta de altitude antes de cair no mar. Com base nos dados das caixas-pretas, os investigadores apresentaram um relatório preliminar à Organização Internacional da Aviação Civil, obrigatório 30 dias após a data do acidente.

Bombeiros resgatam corpos de vítimas do acidente com avião da AirAsia
 

Bombeiros resgatam corpos de vítimas do acidente com avião da AirAsiaEPA/Bagus Indahono/Agência Lusa/Direitos Reservados

Hoje, o Comitê Nacional de Segurança dos Transportes da Indonésia revelou que o copiloto francês Rémi Plesel estava no comando do Airbus, substituindo o comandante indonésio Iriyanto, um ex-piloto da Força Aérea que “supervisionava o voo”, declarou o responsável pela investigação do comitê, Mardjono Siswosuwarno.

Ertata Lananggalih, outro investigador, confirmou que o piloto tinha procedido a uma ascensão brusca. Em 30 segundos, o avião passou de uma altura de 32 mil pés (9.700 metros) para 37.400 pés (11.400 metros), antes de iniciar a rota de queda em direção ao Mar de Java que demorou três minutos.

Os investigadores disseram que foi detectada a presença de cúmulos-nimbos na região, com as nuvens de tempestade atingindo uma altura de até 44 mil pés, no momento do acidente, apesar de não afirmarem que o avião voou na sua direção. Mardjono Siswosuwarno acresscentou que a aeronave estava em boas condições.

O documento da investigação preliminar não foi tornado público. Mas, segundo as autoridades, o relatório final que será concluído entre sete e oito meses, será divulgado.

 

epa04117077 A picture taken by personell of a Vietnamese search aircraft and made available by Tienphong.vn on 09 March 2014 shows what is believed to be a piece of debris of missing Malaysia Airlines airplane at an und

Exército indonésio encerrou buscas por destroços de avião da AirAsia na terça-feira (27) EPA/Agência Lusa

Até ao momento, foram resgatados 72 corpos de um total de 162 pessoas. As operações prosseguem para tentar reencontrar os corpos restantes. O Exército indonésio encerrou, nessa terça-feira (27), as operações de recuperação dos destroços, depois de terem fracassado os esforços para resgatar a fuselagem do fundo do mar.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário