one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Escola na Libéria

Imagem:

Compartilhar:

Ebola: após meses fechadas, escolas reabrem na Libéria

Criado em 16/02/15 17h23 e atualizado em 16/02/15 18h30
Por Agência Lusa ®

As crianças começaram hoje (16) a regressar à escola na Libéria, após as aulas terem estado suspensas durante meses devido à epidemia do ebola.

Um porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disse à agência France Presse que o organismo tinha visto num estabelecimento de ensino a aplicação de regras para evitar a doença. 

“Os jovens lavavam as mãos antes de entrar na escola e era-lhes medida a temperatura. Os professores também falavam com os alunos sobre como se manterem seguros e sobre as medidas preventivas do ebola”, adiantou.

A UNICEF tem estado na “linha da frente” da introdução de medidas de segurança para combater a propagação do vírus, que matou mais de 9.200 pessoas em 14 meses na Guiné, Serra Leoa e Libéria.

Os líderes destes três países da África Ocidental, os mais atingidos pela epidemia, comprometeram-se no domingo (15), numa reunião na Guiné, a erradicar o vírus até meados de abril.

O Presidente da Guiné, Alpha Conde, e os presidentes da Libéria e Serra Leoa, Ellen Johnson Sirleaf e Ernest Bai Koroma, comprometeram-se a atingir as “zero infeções” dentro de 60 dias.

Os três países registaram uma queda muito significativa nas infeções em comparação com o pico da epidemia, em setembro e outubro.

No entanto, a Organização Mundial de Saúde tenta conter o otimismo, indicando que na Serra Leoa e na Guiné o número de novos casos de ebola tem aumentado nas duas últimas semanas.

O ebola é um dos vírus mais letais conhecidos, transmitindo-se através do contato direto com os fluidos corporais de uma pessoa infetada e com sintomas.

A UNICEF considerou ser ainda cedo para ter uma ideia clara sobre o número de escolas que abriu hoje na Libéria, adiantando que o processo será gradual.

“Normalmente pode levar até um mês antes da maioria dos estudantes regressarem às aulas”, disse à porta-voz à AFP.

A UNICEF e os seus parceiros vão distribuir mais de 7.200 ‘kits’ de higiene a mais de 4.000 escolas na Libéria e dar formação sobre os protocolos de segurança a cerca de 15.000 professores e administradores escolares.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário