one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Raúl Castro e Obama

Imagem:

Compartilhar:

Estados Unidos e Cuba voltam a negociar reaproximação diplomática

Criado em 24/02/15 15h13 e atualizado em 24/02/15 15h41
Por Da Agência Brasil Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Representantes dos Estados Unidos e de Cuba voltam sexta-feira, à mesa das negociações, para debater o processo de restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, anunciado em dezembro do ano passado. Depois de um primeiro encontro em Havana, realizado em 21 e 22 de janeiro, a segunda rodada de negociações está agendada para a sede do Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

Tal como aconteceu na capital cubana, a delegação norte-americana será chefiada pela secretária adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson. Já a equipe cubana pela diretora-geral para os EUA do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Josefina Vidal. As conversações vão incidir “sobre matérias relacionadas com a reabertura de embaixadas, incluindo as funções dos diplomatas” nos dois países, indicou o Departamento de Estado norte-americano, em comunicado.

“É do interesse dos dois países restabelecer relações diplomáticas e reabrir embaixadas. A embaixada norte-americana em Havana permitirá que sejam promovidos, de forma mais eficaz, os interesses e valores dos Estados Unidos, e aumentar o envolvimento [do povo norte-americano] com o povo cubano”, indicou a diplomacia norte-americana, na mesma nota informativa. Acrescentou que, em razão da complexidade do processo, o restabelecimento das relações diplomáticas requer mútuo acordo dos governos.

Durante o último mês, grupos de congressistas norte-americanos viajaram até a ilha liderada por Raúl Castro para conhecer a atual situação do país e para conversar com as autoridades cubanas e representantes civis.

A administração do presidente democrata Barack Obama já suavizou algumas das restrições relacionadas com as viagens dos norte-americanos para a ilha e, em meados deste mês, anunciou que autorizava importações de alguns bens e serviços do setor privado de Cuba, mas com importantes exceções como é o caso dos produtos animais e vegetais, álcool e tabaco, minerais ou produtos químicos e têxteis.

No Congresso norte-americano, que já realizou várias audiências sobre o assunto, foram apresentados dois projetos de lei para regular o clima de abertura entre os dois países: um dos textos aborda a autorização de viagem de cidadãos norte-americanos para Cuba, enquanto o outro é mais abrangente e visa ao fim do embargo comercial, imposto há mais de meio século. Nenhum dos textos foi ainda submetido à discussão dos legisladores do Congresso.

O governo de Raúl Castro espera que Washington suspenda o embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba. Para os Estados Unidos, um dos temas mais delicados está relacionado com os direitos humanos e as liberdades em Cuba.

Apesar de Havana ter libertado mais de meia centena de presos políticos, alguns ativistas cubanos têm denunciado que o governo de Raúl Castro continua a fazer detenções arbitrárias e a violar os direitos humanos.

As conversações entre Havana e Washington surgem depois de Barack Obama e Raúl Castro terem anunciado, simultaneamente, em 17 de dezembro de 2014, uma aproximação histórica entre os dois países. O anúncio surgiu após 18 meses de negociações secretas entre Washington e Havana. O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão da ilha para tentar derrubar o regime de Fidel Castro, em 1961, que ficou conhecido como o episódio da Baía dos Porcos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário