one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a liberdade religiosa será respeitada

Imagem:

Compartilhar:

Angela Merkel diz a Alexis Tsipras que Grécia precisa de reformas estruturais

Criado em 23/03/15 16h45 e atualizado em 23/03/15 17h26
Por Giselle Garcia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A chanceler alemã, Angela Merkel, declarou em entrevista à imprensa, após encontro com o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, em Berlim, na tarde de hoje (23), que “a Alemanha quer que a economia grega cresça e supere suas altas taxas de desemprego, mas para isso reformas estruturais são necessárias, além de finanças públicas sólidas e uma administração eficaz”.

Ela enfatizou que a Alemanha não tem o poder de decidir sobre as reformas apresentadas pelo governo grego, se são suficientes ou não. “O programa de reformas será avaliado pelas três instituições [União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional], e as decisões serão tomadas pelo grupo de países da eurozona”.

Para a chanceler, há uma tendência à cooperação, embora divergências existam. “É importante que tenhamos cooperação baseada na confiança. Precisamos ser capazes de tratar de questões difíceis, sobre as quais temos visões diferentes. Mas o espírito de cooperação permanece”, enfatizou.

Em seu primeiro encontro com Merkel desde que foi eleito, em janeiro, Tsipras fez questão de ressaltar que a Grécia tem a intenção de conduzir amplas reformas estruturais que “governos anteriores falharam em implementar”. Ele mencionou como prioridades a reforma tributária e a luta contra a corrupção e contra a sonegação de impostos. O primeiro-ministro grego destacou a importância do diálogo como forma de buscar o entendimento.

O encontro entre Tsipras e Merkel é considerado por analistas gregos um divisor de águas nas negociações da dívida do país. A expectativa é de que maior entendimento entre as duas nações conduza a uma aceleração nas negociações da dívida grega e à liberação dos 7 bilhões de euros (R$ 24 bilhões) restantes do empréstimo de 240 bilhões de euros (R$ 830 bilhões) feito à Grécia, como parte do programa de ajuda ao país.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário