one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Liga Árabe: líderes fecham acordo para criação de força contra terrorismo

Criado em 29/03/15 11h12 e atualizado em 29/03/15 11h23
Por Da Agência Lusa Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Os chefes de Estado reunidos na cúpula da Liga Árabe, no Egito, chegaram a acordo sobre o princípio da criação de uma força militar conjunta para combater "os grupos terroristas", disse hoje (29) o presidente egípcio, Abdel Fattah Al Sissi.

O anúncio surge em um momento em que uma dezena de países árabes leva a cabo uma ofensiva no Iêmen contra os rebeldes xiitas que controlam grande parte do país, uma operação militar considerada pelos líderes árabes como um "teste" para a futura força militar conjunta.

Leia também: Marcha contra o terrorismo reúne líderes mundiais na Tunísia

"Os líderes árabes chegaram a acordo sobre o princípio da criação de uma força militar árabe", afirmou Sissi, que lidera a presidência rotativa da Liga Árabe, no segundo e último dia da cúpula anual que ocorre em Sharm el Sheikh, a estação balneária do Sinai egípcio, sem detalhar como será essa força, os seus objetivos e a sua composição.

Dos 22 membros da Liga Árabe (incluindo o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas), 21 chefes de Estado e monarcas presentes ou representados concordaram com a resolução apresentada pelo Egito.

Sissi é há várias semanas o chefe de Estado que defende com maior insistência a criação dessa força árabe para combater principalmente o movimento do Estado Islâmico (EI), que multiplica as atrocidades no Iraque e na Síria e está ganhando terreno na Líbia e no Egito.

A Liga Árabe, que invocou em várias ocasiões a "necessidade urgente" de "uma força de combate aos grupos terroristas", o primeiro dos quais o Estado Islâmico (EI), tem agora um mês para finalizar os detalhes da composição e das missões da força, segundo os diplomatas presentes em Sharm el Sheik.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário