one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Carregando bandeira da Síria, manifestantes lutam pelo fim dos conflitos na região

Imagem:

Compartilhar:

Oposição síria rejeita ajuda russa contra o Estado Islâmico

Criado em 24/10/15 15h55 e atualizado em 24/10/15 16h23
Por Da Agência Lusa Fonte:Agência Brasil

A oposição síria apoiada pelo Ocidente rejeitou a proposta russa de lhes dar apoio aéreo contra o grupo radical Estado Islâmico. “A Rússia está bombardeando o Exército Sírio Livre e agora quer cooperar conosco, enquanto continua comprometida com [o presidente sírio Bashar al] Assad? Não entendemos a Rússia”, disse o tenente-coronel Ahmad Saoud, porta-voz da Divisão 13 do grupo rebelde.

Moscou iniciou uma campanha aérea na Síria no dia 30 de setembro, indicando que visava a atingir o Estado Islâmico, mas rebeldes moderados dizem ter sido alvo dos ataques aéreos russos, e que as operações militares pretendem apoiar Assad, mais do que erradicar mais o sangrento grupo terrorista islâmico, o autodenominado Estado Islâmico.

Samir Nashar, membro da Coligação Nacional Síria, principal órgão político da oposição, rejeitou igualmente uma aliança entre os rebeldes moderados e a Rússia. “Em vez de falarem da sua vontade de apoiar a oposição, deviam deixar de a bombardear”, declarou à agência France Presse, adiantando: “Oito por cento dos ataques aéreos da Rússia têm como alvo nosso grupo”.

Em uma entrevista à cadeia televisiva Rossiia 1, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, disse hoje que a força aérea russa está disposta “a apoiar também a oposição patriótica, incluindo o designado Exército Sírio Livre, a partir do ar”. “O principal para nós é aproximar as pessoas que podem, com autoridade plena, representá-los e representar os grupos armados que combatem o terrorismo”, disse o chefe da diplomacia russa.

O conflito na Síria matou mais de 250.000 pessoas desde 2011.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário