one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Protesto pede presidente ficha limpa para o Senado

Imagem:

Compartilhar:

Com assinaturas contra a candidatura de Renan, manifestantes são barrados no Senado

Criado em 01/02/13 11h06 e atualizado em 01/02/13 11h20
Por Karine Melo Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Protesto pede presidente ficha limpa para o Senado
Brasília - O gramado em frente ao Congresso Nacional amanheceu na quarta (30) com 81 vassouras, baldes e panos de chão. O protesto, organizado por dezenas de entidades de movimentos anticorrupção com material nas cores da Bandeira Nacional, pede aos senadores que escolham um presidente ficha limpa, capaz de dirigir o Senado com independência e dignidade. (José Cruz/ABr)

Brasília - Integrantes de organizações não governamentais como Rio de Paz e Instituto de Fiscalização e Controle chegaram cedo ao Senado para entregar aos parlamentares mais de 290 mil assinaturas de uma petição, organizada pela internet, contra a candidatura do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência da Casa. O grupo não pode entrar na Casa porque até o fim da sessão o acesso estará restrito a funcionários, pessoas credenciadas ou convidados que tenham um selo holográfico, distribuído pela Secretaria-Geral da Mesa.

Leia também:

Senado elege hoje novo presidente para o biênio 2013/2014

Oposição terá candidatura única na disputa pela presidência do Senado

PMDB confirma indicação de Renan Calheiros para disputar presidência do Senado

A petição pede o compromisso dos senadores com a eleição de um presidente ficha limpa. Na última sexta-feira (25), o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, denunciou Renan Calheiros por suposto uso de notas fiscais frias para pagar pensão alimentícia. Segundo a denúncia, o pagamento era feito por um lobista da empreiteira Mendes Júnior, à jornalista Mônica Veloso, com quem o senador tem uma filha. O escândalo de corrupção fez com que o parlamentar alagoano renunciasse à presidência do Senado em 2007. No Supremo Tribunal Federal (STF), a denúncia vai ser avaliada pelo ministro Ricardo Lewandowski, sem prazo definido

“Esperamos que os senadores do bem se posicionem como porta-vozes do povo e protestem por um presidente ficha limpa. Vamos acompanhar de perto e, caso contrário, no minuto seguinte (a eleição) expressaremos nosso luto cobrindo a Esplanada [dos Ministérios] de preto. O Senado não pode ser surdo a esta justa reivindicação do povo, com uma petição que já foi assinada por 220 mil brasileiros”, disse Antônio Carlos Costa, fundador da Rio de Paz.

Além de Renan Calheiros o senador Pedro Taques (PDT-MT) também disputa o comando do Senado no biênio 2013/2014.

Veja a galeria com o protesto que pediu presidente ficha limpa para o Senado:

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário