one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Congresso Nacional

Imagem:

Compartilhar:

Senado elege hoje novo presidente para o biênio 2013/2014

Criado em 01/02/13 07h06 e atualizado em 01/02/13 11h20
Por Marcos Chagas Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Ao vivo: Acompanhe a eleição do Senado em tempo real



Prescisa plug-in do Windows Media Player
 

Congresso
Congresso Nacional (Vinícius Soares / ABr)

Brasília - O Senado elege hoje (1º) o novo presidente e demais membros da Mesa Diretora para comandar a Casa no biênio 2013-2014. A primeira sessão preparatória, encarregada de eleger apenas o presidente, está marcada para as 10h.

A sessão será conduzida pelo atual presidente, José Sarney (PMDB-AP), e os membros da Mesa. Uma vez eleito o sucessor de Sarney, caberá a ele encerrar a sessão e convocar outra, de imediato, para eleger o primeiro e o segundo-vice-presidentes, quatro secretários e o mesmo número de suplentes, que será conduzida pelo novo presidente.

Leia também:

Senado impede lavagem de rampa por manifestantes anticorrupção

PMDB confirma indicação de Renan Calheiros para disputar presidência do Senado

Oposição terá candidatura única na disputa pela presidência do Senado

Os nomes são indicados pelas bancadas partidárias. A prioridade na escolha do cargo está vinculada ao número de senadores diplomados, por bancada, nas últimas eleições. Dessa forma, cabe ao PMDB a indicação do presidente, no caso o líder do partido, Renan Calheiros.

O critério da proporcionalidade partidária não impede a apresentação de candidaturas avulsas ao cargo. Isso é feito oralmente, depois de aberta a sessão deliberativa. Os senadores Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) já manifestaram a intenção de concorrer com Renan.

Uma vez eleito o presidente, a sessão é encerrada e convocada outra, automaticamente, para eleger os demais representantes da Mesa Diretora.

Além dos cargos da Mesa, será renovado o comando das 11 comissões permanentes. A votação dos novos nomes para as comissões não precisa, necessariamente, ocorrer nesta sexta-feira.

Caberá aos representantes indicados pelos partidos para cada comissão eleger os presidentes e vice. Também nas comissões cabe a apresentação de candidatura avulsa, que concorrerá com o indicado pelo partido que tem direito, pela proporcionalidade, à indicação.

Veja a galeria com o protesto que pediu presidente ficha limpa para o Senado:

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário