one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Maconha

Imagem:

Compartilhar:

Câmara deve votar projeto que altera a política sobre drogas no país

Criado em 22/05/13 15h13 e atualizado em 22/05/13 17h09
Por Portal EBC e Agência Câmara de Notícias Fonte:Portal EBC e Agência Câmara de Notícias

Osmar Terra
Proposta do deputado Osmar Terra (PMDB-RS) estimula a internação compulsória de dependentes químicos e altera a relação do usuário com a droga. (Foto: Câmara dos Deputados)

Iniciou-se a Ordem do Dia da sessão extraordinária convocada para analisar o Projeto de Lei 7663/10, que institui medidas para o combate às drogas, como a internação involuntária de dependentes químicos e a ampliação de pena para traficantes. O projeto original é de autoria do deputado Osmar Terra (PMDB-RS).

A proposta torna obrigatória a classificação das drogas, introduz circunstâncias qualificadoras dos crimes relacionados ao tráfico de drogas e define as condições de atenção aos usuários ou dependentes de drogas. A proposta altera a Lei Antidrogas (11.343/06).

Leia também:

- Cientistas brasileiros assinam manifesto pela descriminalização das drogas

- Congresso internacional condena mudança na Lei Antidrogas

Entre outras mudanças, a proposta estabelece que a classificação das drogas deve levar em conta seus mecanismos de ação, de administração e sua capacidade de causar dependência. Os critérios devem estar disponíveis na internet, em duas versões - para leigos e técnicos.

A proposta também faz alterações no que se refere à repressão. Uma delas diz respeito à diferenciação entre os crimes relacionados às drogas de maior poder para causar dependência. Foi incluída na mesma categoria de qualificadoras a prática da mistura de drogas com a finalidade de aumentar o poder de causar dependência, como a introdução do pó de crack em cigarros de maconha.

O projeto do deputado Osmar Terra foi criticado durante o Congresso Internacional sobre Drogas 2013, que ocorreu em maio, em Brasília. Os palestrantes rejeitaram as internações compulsórias e à criminalização do uso de drogas, destaques do projeto de lei que está para ser votado.

No evento, os participantes defendem a elaboração de abaixo-assinado contra o projeto de lei do deputado Osmar Terra e com pedido para que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se posicione em relação à internação compulsória.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário