one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Constituição Federal de 1988

Imagem:

Compartilhar:

Mesmo sem tradição de plebiscitos no Brasil, várias propostas tramitam no Congresso

Criado em 02/07/13 18h08 e atualizado em 02/07/13 19h43
Por Léo Rodrigues Fonte:Portal EBC

Constituição Federal de 1988
Constituição Federal de 1988 prevê a convocação de plebiscitos, mas mecanismo foi pouco acionado. (foto: divulgação / Senado Federal)

Embora a realização de plebiscitos sobre questões nacionais não seja uma tradição na história política recente do Brasil, são inúmeras as propostas apresentadas anualmente por deputados e senadores para consulta popular. Desde a aprovação da Constituição Federal de 1988, apenas um plebiscito nacional foi realizado no país. No ano de 1993, a população brasileira foi convocada para deliberar sobre a forma de governo (república ou monarquia) e o sistema político (parlamentarismo ou presidencialismo).

Em 2005, o eleitorado novamente opinou sobre um tema nacional: a comercialização de armas no país. No entando, a consulta se deu em forma de referendo que, ao contrário do plesbicito, acontece quando primeiro o Congresso Nacional elabora o ato legislativo e depois a população diz se concorda ou não.

VEJA TAMBÉM:
Conheça a história dos plebiscitos já realizados no Brasil
- O que é e como funciona um plebiscito?

Desde 2011, foram propostos 13 plebiscitos com temas nacionais. Alguns deles, tinham o mesmo objetivo. Os parlamentares Guilherme Mussi (PSD-SP), Luiz Pitiman (PMDB-DF) e Robson Tuma (DEM-SP) já apresentaram projetos para que a população fosse consultada sobre a redução da maioridade penal. Já o deputado João Campos (PSDB-GO) sugeriu, em 2011, um plebiscito sobre a utilização do horário de verão.

Também em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a legalidade da união civil entre pessoas de mesmo sexo. Contrário à decisão, o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) defendeu que o eleitorado deliberasse sobre o "reconhecimento legal da união homossexual como entidade familiar".

A pauta da Reforma Política também já foi tema de proposta de plebiscito. Uma comissão formada por parlamentares de diferentes partidos sugeriu, ainda em 2011, que fosse realizado uma consulta para a escolha do sistema eleitoral para as eleições legislativas, bem como a definição do tipo de financiamento utilizado.

O Portal EBC pesquisou no site da Câmara dos Deputados as propostas de plebiscito com temática nacional, apresentadas desde 2011. Confira:

PROJETO AUTOR ASSUNTO
PDC 949 / 2013 Guilherme Mussi (PSD/SP) Redução ou não da maioridade penal
PDC 831 / 2013 Luiz Pitiman (PMDB/DF) Redução ou não da maioridade penal
PDC 248 / 2013 Pedro  Uscai (PT/SC) Exigência de plebiscito para a alienação do controle acionário de empresas estatais
PDC 3112 / 2011 Robson Tuma (DEM/SP) Redução ou não da maioridade penal
PDC 541 / 2011 João Campos  (PSDB/GO) Utilização do horário de verão no território brasileiro
PDC 521 / 2011 Marco Feliciano (PSC/SP) Reconhecimento legal da união homossexual como entidade familiar
PDC 514 / 2011 Jovair Arantes (PTB/GO) Instituição da simultaneidade das eleições municipais, distritais, estaduais e federais
PDC 497 / 2011 Comissão Parlamentar * Sistema eleitoral para as eleições parlamentares e definição do tipo de financiamento
PDC 494 / 2011 Andre Moura (PSC/SE) Redução ou não da maioridade penal
PDC 371 / 2011 Miro Teixeira (PDT/RJ) Sistema eleitoral para as eleições parlamentares
PDC 232 / 2011 André Zacharow (PMDB/PR) União civil de pessoas do mesmo sexo
PDC 225 / 2011 Ricardo Izar (PV/SP) Uso de fontes de energia nuclear
PDC 11 / 2011 Ivan Valente (PSOL/SP) Destinação de 10% do PIB para a educação
PL 2352 / 2011 Taumaturgo Lima (PT/AC) Prevê necessidade de plebiscito para construção de depósito de rejeitos radioativos
PL 1801 / 2011 Ronaldo Caiado (DEM/GO) Prevê necessidade de plebiscito para construção de depósito de rejeitos radioativos

* A Comissão Parlamentar foi composta por Miro Teixeira (PDT/RJ), Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), Duarte Nogueira (PSDB/SP), Pauderney Avelino (DEM/AM), Lincoln Portela (PR/MG), Jovair Arantes (PTB/GO), Vitor Paulo (PRB/RJ) e Reguffe (PDT/DF)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário