one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Deputados querem ouvir embaixador britânico sobre retenção de brasileiro em Londres

Criado em 28/08/13 12h24 e atualizado em 28/08/13 12h35
Por Ivan Richard Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou convite para que o embaixador britânico no Brasil, Alexander Elis, preste informações sobre a retenção de David Michael Miranda por quase nove horas no Aeroporto de Heathrow, em Londres.

Miranda é companheiro do jornalista Glenn Greenwald, que divulgou pelo diário inglês The Guardian informações sobre o esquema de ciberespionagem do governo norte-americano. O incidente ocorreu no dia 18 passado, quando o avião que levava o brasileiro de Berlim ao Rio de Janeiro fez uma parada na capital britânica.

Durante o interrogatório dos policiais londrinos, Miranda teve os equipamentos confiscados. O episódio mereceu reação do governo brasileiro, que convocou o embaixador britânico para uma conversa no Itamaraty. O então ministro Antonio Patriota também conversou, por cerca de dez minutos, por telefone, com o chanceler britânico, William Hague, cobrando explicações sobre a detenção.

O embaixador britânico já se pronunciou publicamente sobre o episódio, dizendo em entrevista que as relações com o Brasil não foram prejudicadas e que o tema era “policial e jurídico” e, não, diplomático. Em nota divulgada no dia seguinte ao incidente, a Embaixada do Reino Unido disse também que a retenção do brasileiro foi uma “questão operacional”.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário