one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Reforma Política

Imagem:

Compartilhar:

Grupo da Câmara sobre reforma política começa votações na próxima semana

Criado em 22/08/13 14h32 e atualizado em 22/08/13 14h43
Por Ivan Richard Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília –  Sem consenso, o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre reforma política marcou para a próxima quinta-feira (29) o início da votação de propostas. Hoje (22), na quarta reunião do colegiado, vários membros demonstraram preocupação com o andamento dos trabalhos, forçando o coordenador do grupo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), a mudar o cronograma inicial.

A intenção do petista era promover mais uma audiência pública na próxima reunião do grupo, além das duas já feitas. A ideia foi criticada pelos demais integrantes sob o argumento de que várias audiências foram realizadas, recentemente, por uma comissão que também tentou aprovar um parecer sobre a reforma política e não obteve apoio necessário.

Leia também:

Especial 'Raio X da Saúde' visita estados e mostra cenários do SUS pelo Brasil

Abramge defende reajuste maior para planos de saúde individuais

ANS continuará retirando do mercado planos que não atendam ao consumidor

“Existe uma preocupação de alguns deputados de não concluir o trabalhos, de fazemos um grupo e ele terminar como o outro que sequer votou dentro da própria comissão. Esse aqui vai ter uma proposta de reforma política”, disse Vaccarezza.

Hoje, o deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ), nomeado relator do grupo, apresentou um relatório com quatro tópicos. No documento, ele propõe a adoção de um sistema eleitoral misto – proporcional e majoritário – com a criação de distritos, obrigação de eleições primárias nos partidos, limite de doação para as campanhas eleitorais e maior transparência nos gastos e medidas para reduzir os gastos com propaganda e prevenir a compra de votos.

O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), membro do grupo, defendeu que o colegiado inicie o processo de votação das propostas por temas que já estejam “cristalizados” e que enfrentem menor resistências, como o fim da reeleição para cargo no Executivo. 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário